Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Na noite desta segunda-feira, 21, por volta das 19h, policiais militares do 8º BPM em Araguacema (TO) apreenderam uma espingarda cal. 28 de fabricação caseira em poder de José Goltel da Silva, 50 anos. Os policiais chegaram ao infrator através de denúncia anônima de que este estaria portando o referido armamento no Assentamento Tarumã, próximo à cidade. Ao ser abordado, Silva já não portava o armamento, porém, admitiu que momentos antes estava com a arma. Apontou então o local onde esta estaria.

Já na última sexta-feira (18), por volta das 14h30, militares do serviço de inteligência do 8º BPM, apoiados por outros policiais realizaram a apreensão de 04 armas de fogo em assentamentos próximos a esta cidade. As ações desencadearam-se a partir da execução de operação na região visando prevenir/inibir roubos na região. Intensificando- se diligências, balizadas, sobretudo por denúncias, chegou- se a Antônio da Silva Santos e José Moreira da Silva, ambos com idade indefinida.

Segundo informações, os dois estariam fornecendo suporte a um bando que atua na região, saqueando e roubando armas em fazendas locais. Localizou-se com o primeiro uma espingarda calibre 32 sem marca e numeração. Já com o segundo encontrou-se uma espingarda calibre 28 e uma outra artesanal “bate bucha”, com quatro cartuchos intactos para a primeira, um tubo com chumbos, três tubos de pólvora, três caixas de espoletas e barras a serem convertidas em balotes.

Logo em seguida, já por volta das 15h, foi detido Jovenil Batista Pereira, 69 anos, avô de um dos integrantes do grupo. Com este foi localizado uma carabina calibre 36 sem identificação alguma, com sete cartuchos intactos para a arma, três cápsulas já deflagradas, duas caixas de espoletas, um frasco de chumbo e outro de pólvora com correspondente medidor.

De posse de tais armas e objetos, encaminharam-se todos à delegacia na cidade, onde foram apresentados à autoridade policial para devida responsabilização decorrente das apreensões.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM