Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wilson Rodrigues

O secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Almirante-de-Esquadra Júlio Saboya de Araújo Jorge e o comandante do 7º Distrito Naval, vice-almirante Walter Carrara Loureiro, se reuniram com o governador Siqueira Campos na tarde desta terça-feira, 22. O 7º Distrito Naval abrange as Capitanias da Marinha do Brasil no Distrito Federal, Goiás e Tocantins. O secretário do Ministério da Defesa parabenizou o governador pelo quarto mandato. “Eu, que acompanho sua história, o conheço de longas datas, quero parabenizar o senhor. Conheço o seu compromisso com o povo tocantinense e sua dedicação a este Estado”, disse o Almirante-de-Esquadra.

O comandante do 7º Distrito Naval falou da força do Tocantins em conquistar a instalação da Capitania dos Portos, inaugurada em Palmas há 11 anos. Almirante Carrara pediu ao governador a pavimentação do trecho que dá acesso à Capitania. São aproximadamente seis quilômetros que, segundo o Almirante, ficam em estado caótico, principalmente em época de chuvas. O governador falou da viabilidade da obra, que segundo ele, já estava programada, mas não foi cumprida. Siqueira Campos lamentou a situação do Estado ainda não ter orçamento, que aguarda solução de impasse na Assembleia Legislativa, mas garantiu que o projeto será colocado em pauta assim que possível.

Durante a audiência, o governador foi homenageado com a entrega de uma placa do Ministério da Defesa. “O senhor é a primeira autoridade a receber a placa este ano”, disse o Almirante Saboya ao entregar ao governador. Ao colocar a Capitania dos Portos à disposição do Governo do Estado para o que for necessário, o comandante do 7º Distrito Naval também homenageou o governador Siqueira Campos com a entrega do Brasão da Marinha, talhado em madeira e bronze, para ser colocado na parede. Siqueira Campos agradeceu, emocionado.

A construção do lago da UHE Luís Eduardo Magalhães, a instalação da Capitania dos Portos em Palmas foram lembrados durante a reunião.

Projeto Rondon

O Almirante Saboya entregou a Siqueira Campos um documento contento o relatório do Projeto Rondon realizado no início deste ano nos estados do Piauí Sergipe, Pernambuco e parte dos municípios da região norte do Tocantins. Ele pediu autorização do Governador para incluir municípios do sul do Estado na realização do Projeto Rondon do próximo ano. Siqueira Campos elogiou o projeto falando da importância no preparo de jovens e no atendimento da população.

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e permite que alunos universitários na condição de voluntários e durante as férias acadêmicas, atuem em ações sócio-educativas em municípios carentes do Brasil, regiões Norte, Nordeste, dentre outras. O Rondon é uma ferramenta extensionista que as IES (públicas e privadas) podem lançar mão para desenvolver projetos, de forma o mais prática possível e em função das temáticas apresentadas em convite (edital) público do Ministério da Defesa às IES brasileiras.

Fonte: Secom