Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Partos realizados em viaturas policiais são comuns e bem conhecidos da população brasileira. Porém, existem muitas dúvidas sobre como proceder na hora em que o bebê está para nascer. O que fazer? Como agir? Esses e outros questionamentos foram esclarecidos durante a palestra “Parto de Urgência”, ministrada pelo doutor Fábio Roberto Ruiz, médico especialista em ginecologia e obstetrícia, na manhã desta quarta-feira, 23, no auditório do QCG – Quartel do Comando Geral, em Palmas, para um público formado por cadetes alunos do Curso de Formação de Oficiais da Academia da Polícia Militar Tiradentes, músicos da Banda de Música da PM, além de militares que trabalham na sede do Quartel.

O que seria mais uma aula para os alunos cadetes transformou-se num momento de muitos esclarecimentos para o público presente. Noções básicas de assistência ao parto, com informações técnicas, os períodos do parto (dilatação, expulsão, dequitação e o 4º período) foram mostrados pelo especialista. De acordo com o palestrante, “82% dos partos no País ocorrem com, sem ou apesar de se ter um médico obstetra”, o que aumenta a necessidade de conhecimentos por parte dos militares sobre como proceder nessas ocorrências.

Uma das principais orientações repassadas aos militares é a de que o cuidado começa a partir do telefonema recebido solicitando a ajuda da viatura, o pedido à mãe para não esquecer o cartão do pré-natal, além de pedir para que esta se deite do lado esquerdo do corpo, para facilitar a oxigenação do bebê.

Segundo doutor Fábio Ruiz, um dos principais problemas enfrentados com gestantes no Tocantins diz respeito a um pré-natal mal conduzido. Em resumo, o especialista informou que os principais cuidados na hora do parto são proteger o períneo da gestante, grampear o cordão umbilical (evitando possíveis hemorragias) e aquecer o recém-nascido, além de cuidados básicos de higiene.

Na ocasião, o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Marielton Francisco dos Santos, foi representado pelo Chefe do Estado Maior, coronel Jefferson Fernandes Gadelha. Para ele, a palestra foi mais um instrumento para que a Polícia Militar “possa cada vez mais prestar um serviço para a manutenção da ordem e da vida, além de nos dar mais conhecimentos sobre como devemos proceder nesses casos”, disse.

O palestrante recebeu das mãos do comandante da Academia da Polícia Militar Tiradentes, tenente coronel Marcelo Falcão Soares, o Diploma de Colaborador Benemérito, uma honraria prestada pela PM a profissionais que contribuem para a melhoria do trabalho da Corporação no Estado. O palestrante é formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre professor da UFT – Universidade Federal do Tocantins, com atuação também na Unirg.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM