Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A importância de uma escola de tempo integral para as comunidades mais carentes e assentamentos se comprova nos depoimentos de mães e professores, como a da dona de casa Jeane Rodrigues de Araújo Barbosa, residente em Nova Rosalândia, que tem uma filha Ingrid Araújo Barbosa, 6 anos, na Escola Estadual Regina Siqueira Campos. “Imagine que a minha filha chegou em casa tão feliz porque tinha utilizado o computador”. A escola de Nova Rosalândia é mais uma escola estadual que passou a funcionar de forma integral.

A professora Iranir Alves Viana, coordenadora de esportes e cultura da unidade escolar disse que era um desejo da comunidade ter os filhos na escola o dia inteiro. Os professores já realizavam um trabalho social, levando alunos ao médico e providenciando almoço para outros.

A Escola Estadual Regina Siqueira Campos funciona com 170 alunos matriculados na 1ª fase do ensino fundamental. No período da manhã, eles estudam e a tarde, participam das oficinas de esportes, artes, leitura e recreação.

O diferencial da escola é que há um trabalho com 30 alunos que apresentam necessidades especiais, um deles é cadeirante e os outros apresentam limitação mental. Iranir explicou que este trabalho com as diferentes necessidades dos alunos é um desafio diário.

Os mais beneficiados são as crianças e adolescentes que residem nos assentamentos, que muitas vezes saem cedo de casa, sem o café da manhã, agora, eles encontram na escola, uma alimentação saudável e nutritiva.

“Tenho saudades da minha filha, mais desejo que ela fique o dia na escola para aprender coisas novas, ela está até falando palavras que não conheço. Desejo para a minha filha um futuro promissor, oportunidade que eu não tive quando criança”, frisou Jeane.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seduc