Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, garantiu ao secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins, Jaime Café, apoio e formalização de parcerias para projetos do setor no Estado. O compromisso foi feito durante reunião de trabalho do ministro com o governador Siqueira Campos e secretários estaduais nesta quinta-feira, 24. Ao lado de Siqueira Campos, o ministro Bezerra Coelho vistoriou obras como da ponte que liga Miracema a Lajeado e o projeto São João.

"É de suma importância à disposição do ministro em colaborar com nossos projetos voltados para o desenvolvimento e aumento da produção no Tocantins. Ele se mostrou receptivo e garantiu contrapartidas importantes que vão, com certeza, trazer muitos benefícios aos agricultores e a população em geral", disse o secretário Jaime Café.

Entre as reivindicações apresentadas por Jaime Café e o diretor executivo da secretaria da Agricultura, Ruiter Pádua, está o Prodoeste - Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins. Trata-se de uma parceria público-privada entre o governo tocantinense e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Entre outras ações, prevê construção de barragens para garantia de água no período de seca. Com estimativa de investimento na ordem de US$ 166 milhões, com 40% da contrapartida do Estado, o projeto visa garantir ao produtor segurança durante o período de seca e possibilidade do aumento na produção de grãos.

Outro compromisso firmado pelo ministro é parceria para implantação do Propertins – Programa de Perenização das Águas do Tocantins, que visa beneficiar a região sudeste com ampliação da infraestrutura hídrica, planejamento e gestão de recursos hídricos. Ação que tem como finalidade o desenvolvimento da agricultura, com projetos de barragens para minimizar os efeitos da estiagem no Estado.

A Seagro, através de Jaime Café e do diretor executivo Ruiter Pádua, também reivindicou ao ministro recursos para projetos de barragens em Colinas do Tocantins e melhorias na infraestrutura de estradas que dão acesso aos projetos hidroagrícolas Sampaio, São João e Manoel Alves.

Para o diretor executivo da Seagro, Ruiter Pádua, a intenção do ministro e a determinação do governador Siqueira Campos de por em práticas as iniciativas que visam o desenvolvimento do Estado serão fundamentais para o sucesso das propostas. “Essas ações visam melhorias das condições de vida e de trabalho dos produtores, mas o resultado é amplo, ou seja, beneficiam toda a população, todo o Estado. Por isso, parcerias como essas que vão se tornar realidade tendem a promover o desenvolvimento num todo", comentou.

Fonte: Secom