Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretário garantiu que não vai ficar nenhuma rua sem iluminação

Secretário garantiu que não vai ficar nenhuma rua sem iluminação Foto: Marcio Vieira/ Secom

Foto: Marcio Vieira/ Secom Secretário garantiu que não vai ficar nenhuma rua sem iluminação Secretário garantiu que não vai ficar nenhuma rua sem iluminação

Governo do Estado começou a execução do Programa Nacional de Iluminação Eficiente – Reluz, no bairro Taquari, na capital, Palmas.“Não vai ficar uma rua sem iluminação, o que já muda o aspecto do Taquari”, comemorou o secretário do Planejamento, Eduardo Siqueira Campos, na solenidade de lançamento simbólico do programa no bairro, adiantando que outros benefícios virão logo em seguida à iluminação pública. “Como uma escola de tempo integral, cujo projeto já está sendo finalizado”, adiantou o secretário.

Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Taquari, João Paulo Rodrigues Souza, a iluminação pública era uma reivindicação antiga da população do bairro, que estava em 70% na escuridão. “Ao promover a iluminação pública o Governo está provando que tem atitude”, observa o presidente, acrescentando que há mais de um ano vinha pedindo às autoridades da Prefeitura e Estado que resolvessem os problemas da falta de iluminação nas ruas do bairro.

O Reluz é um programa financiado pelo Governo Federal para melhorar e padronizar a iluminação pública dos municípios, gerando uma economia de 40% no consumo de energia. No Tocantins, o Governo do Estado assumiu a responsabilidade de pagar o financiamento de, aproximadamente, R$ 82,5 milhões, a fim de garantir a execução do programa nos 139 municípios tocantinenses.

O programa será executado paralelamente em vários municípios. Nesta etapa, as substituições e implantações de novos pontos de luz estão acontecendo em Paraíso, Porto Nacional, e Palmas, onde cerca de 20 mil luminárias, entre trocas e implantação de novos pontos de luz, irão melhorar a qualidade da iluminação pública. Destes pontos de luz, 1.662 estão no Taquari, 8.586 em Taquaralto e Jardins Aureny e 8.386 no Plano Diretor da Capital.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Secom