Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Siqueira Campos se reúne às 15h desta segunda-feira, 28, no auditório do Palácio Araguaia, com os executivos da Itafós, que tratarão da instalação de uma unidade de produção de superfosfato simples na cidade de Arraias, no sudeste do Estado. A empresa, que acaba de obter, junto ao Naturatins, a Licença de Instalação (LI), projeta para o pólo mínero-químico investimento de R$ 424 milhões, que poderá ser ampliado para R$ 800 milhões até 2015.

O superfosfato simples a ser produzido na região deverá ser usado por misturadoras de adubos fosfatados que também serão instaladas na região. O plano da empresa, conforme seu presidente, Antenor Silva, é que a limpeza e preparação do local ocorra ainda neste mês de abril, e a construção das instalações físicas se inicie em julho. Nesta fase inicial do projeto está prevista a contratação de mais de 800 postos de trabalho. Na fase produtiva a estimativa é de que serão ofertados 500 empregos diretos, com utilização integral de mão de obra local, cujo treinamento e qualificação será implementado pela empresa em parceria com o “Sistema S”.

Sobre a Itafós

A Itafós Mineração Ltda. é uma subsidiária da MbAC Fertilizer Corp., importante produtora integrada dos fertilizantes fosfato e potássio nos mercados brasileiro e latino-americano. A MbAC possui uma equipe experiente com mais de 150 anos e uma trajetória profissional nas áreas de operações para negócios de fertilizantes, gestão, marketing e finanças dentro do Brasil. Em outubro de 2008 adquiriu a Itafós, a qual consiste em uma mina de fosfato, planta e uma unidade de britagem e sua respectiva estrutura, localizadas na região central do Brasil. O portfólio de exploração da MbAC inclui ainda projetos de fosfato e potássio, os quais também estão no Brasil. A empresa continua a buscar oportunidades na área de fertilizantes no Brasil e outros mercados da América Latina, onde a forte base agrícola e as oportunidades únicas podem possibilitar o crescimento no curto prazo.

A pedra fundamental das obras da fábrica em Arraias foi lançada em 2010. O governador Siqueira Campos apresentará oficialmente aos executivos da Companhia hoje, às 15h no auditório do Palácio Araguaia, a LI (Licença de Instalação) para início da construção do complexo industrial.

Fonte: Assessoria de Imprensa