Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Norbéquio Alves Frigorífico Ideal, em Porto Nacional, interditado nesta terça a pedido do MPE Frigorífico Ideal, em Porto Nacional, interditado nesta terça a pedido do MPE

A Adapec - Agência de Defesa Agropecuária - em uma operação conjunta com o Ministério Público Estadual, Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins e Policia Militar, interditou na manhã desta terça-feira, 29, em Porto Nacional, o Frigorífico Ideal. A ação se fez necessária após denúncia anônima feita ao Ministério Público do próprio município. O estabelecimento não apresentava as mínimas condições higiênico-sanitárias para o funcionamento. O proprietário foi multado em R$ 5 mil e o local interditado até a regularização e adequações previstas pela Lei Estadual.

De acordo com a promotora de justiça, Márcia Mirele Stefanello Valente, a denúncia a princípio era sobre a qualidade da água usada pela empresa, que após um laudo de análise, foi constatado alto índice de contaminação por coliformes fecais. “Acionamos a Adapec que tem o conhecimento técnico sanitário, onde averiguou irregularidades na estrutura física, no abate e manejo dos animais”, afirmou alertando sobre os riscos de bactérias que podem estar contidas em produtos contaminados, causando danos a saúde da população.

No frigorífico eram abatidos cerca de 50 animais por dia, totalizando aproximadamente 9.400kg de carne que forneciam algumas empresas em Porto Nacional, Palmas e região.

Entre as irregularidades, foi constatada a falta de higiene no processamento tecnológico da carne, más condições das instalações, dos equipamentos e utensílios, incluindo a falta de telas de proteção nas janelas, o desuso da câmara resfriamento existente e a inexistência de licença ambiental. “É um risco a saúde pública. Vamos priorizar, nesta nova gestão, a comercialização de produtos inócuos para o consumo”, ressaltou a coordenadora de Inspeção Animal da Adapec, Joseane Cademartore Lins.

Joseane disse ainda que toda empresa que desejar comercializar os produtos de origem animal dentro do Estado, deverão procurar a Agência para se inscreverem no SIE - Serviço de Inspeção Estadual. “Estamos à disposição para orientar quanto às normas de fabricação, instalação e comercialização do produto, que envolve também outras instituições estaduais”, destacou.

Na ocasião foram encontrados cerca de 20 bovinos no curral da propriedade, que seriam abatidas no final desta tarde. Com fechamento do estabelecimento, os animais voltarão ao local de origem.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Adapec