Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Celtins, em parceria com o Governo do Estado do Tocantins e Eletrobrás, continua o trabalho de eficientização do consumo de energia elétrica no Estado através do Programa ReLuz, um projeto que busca a melhoria do sistema de iluminação pública e economia do consumo de energia. Até agora já foram instalados mais de 53 mil pontos de luz beneficiando 29 municípios.

A previsão é que o programa atenda os 139 municípios com a troca de 116.704 luminárias com lâmpadas e aumento de 37.077 novos pontos de iluminação. O resultado esperado é uma economia 22.522,02 MWh. A redução no consumo anual dos pontos eficientizados será em torno de 30%.

A conclusão do Programa está prevista para o final de 2011. Os municípios já atendidos são Alvorada, Araguaçu, Arraias, Aurora do Tocantins, Cariri do Tocantins, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Lavandeira, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmas, Palmeirópolis, Paraná, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Paraíso do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Porto Nacional, Rio da Conceição, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, Taguatingua, Taipas do Tocantins, Talismã e Sucupira. Em Palmas a previsão é a troca de 25 mil pontos de iluminação e instalação de 20 mil novas luminárias.

Na última semana tiveram início os serviços em Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Em abril o tem início o trabalho em Araguaína. A previsão é que sejam substituídos mais de 25 mil pontos de luz em Palmas (e instalados mais 20 mil), 4.960 em Paraíso do Tocantins, 6.123 em Porto Nacional e 14.277 em Araguaína.

Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente - ReLuz:

O Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente - Reluz - é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e desenvolvido pela Eletrobrás. O Programa pretende abranger até 96% do potencial de conservação de energia da rede nacional de iluminação pública. Atingida esta meta, o Governo conseguirá reduzir a despesa dos municípios com iluminação pública em aproximadamente R3 milhões por ano, com uma redução de 682 mil quilowatts (kW) e uma economia de 1,3 bilhões de kWh/ano.

O financiamento dos projetos é feito às concessionárias de energia elétrica que em parceria com as prefeituras executam os serviços. O valor do financiamento corresponde a até 75% do valor total do projeto. O restante constitui a contrapartida das concessionárias e das prefeituras, que pode ser feita por meio de serviços próprios como: transporte, mão-de-obra e outros serviços necessários à execução dos projetos.

A implementação do Programa ReLuz proporciona a melhoria das condições para o turismo, o comércio e o lazer noturnos, geração de novos empregos, aumento da qualidade de vida da população urbana, redução da demanda do sistema elétrico nacional, especialmente no horário de maior consumo, e contribui para o aumento da confiabilidade e da melhoria das condições de atendimento ao mercado consumidor de eletricidade.

O Programa vai substituir as luminárias e lâmpadas existentes por luminárias eficientes, com lâmpadas tubulares transparentes de vapor de sódio alta pressão, de menor potência. Esta substituição proporcionará melhor rendimento com maior fluxo luminoso além de diminuir a manutenção e padronizar o parque de iluminação dos municípios.

Fonte: Assessoria de Imprensa Celtins com Informações da Eletrobrás