Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Conselheiro presidente do TCE, Severiano Costandrade, recebe Superintendente da CGE, Edivaldo Gomes(em pé),

Conselheiro presidente do TCE, Severiano Costandrade, recebe Superintendente da CGE, Edivaldo Gomes(em pé), Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Conselheiro presidente do TCE, Severiano Costandrade, recebe Superintendente da CGE, Edivaldo Gomes(em pé), Conselheiro presidente do TCE, Severiano Costandrade, recebe Superintendente da CGE, Edivaldo Gomes(em pé),

Nesta quinta-feira, dia 31, as contas consolidadas do governo estadual, referentes ao exercício de 2010, foram protocoladas no Tribunal de Contas, dentro do prazo previsto pela legislação. O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, CGE, Eldon Manoel Barbosa de Carvalho, fez a entrega oficial dos documentos ao conselheiro presidente, Severiano Costandrade.

O subsecretário e o superintendente da CGE , respectivamente Juvenal Gomes e Edivaldo Gomes, acompanharam o secretário chefe. Depois da entrega oficial ao presidente, os documentos foram levados ao Protocolo Geral do Tribunal.

As contas foram distribuídas em oito volumes, com dados dos balanços financeiro, orçamentário e patrimonial. Na prestação anual estão inseridas as contas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público Estadual e do próprio TCE.

Legislação

A Constituição Estadual, artigo 40, regulamenta o prazo para entrega das contas anuais: “(...) dentro de sessenta dias após a abertura da Sessão Legislativa, as contas referentes ao ano anterior”.

A Instrução Normativa 07/2004 do Tribunal de Contas também trata das contas consolidadas do governo estadual, informando quais os documentos necessários e da análise feita pelo TCE.

Análise e julgamento

De acordo com o coordenador do Protocolo, Edimilson Lacerda Lopes, os volumes serão encaminhados à Sala de Análise das Contas do Governo, onde serão estudados por uma comissão, responsável pela elaboração do Relatório Técnico. Após essa fase, o processo receberá pareceres de um auditor e de um procurador de contas e será encaminhado ao conselheiro relator, José Wagner Praxedes.

O Tribunal de Contas vai analisar e dar um parecer prévio, a ser encaminhado à Assembleia Legislativa, a quem cabe julgar as contas consolidadas do governo.

Municípios

Para os municípios, o prazo de entrega das contas consolidadas abre amanhã, dia 1º de abril e segue até o dia 15. Essa é a oitava remessa do Sicap – Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, enviada eletronicamente ao Tribunal de Contas.

Fonte: Assessoria de Imprensa TCE