Cultura

A realização de um curso de capacitação para jovens artistas foi o assunto tratado na reunião entre a Fundação Cultural Palmas (FCP) e o Instituto Tomie Ohtake na tarde da ultima terça-feira, 29. A intenção é que haja uma parceria para a realização deste curso que será gratuito e voltado para a classe artística, com data prevista para começar em 15 de abril.

Participaram da reunião a presidente da Fundação, Kátia Maia, a chefe de gabinete Roseli Bodnar e a coordenadora do Prêmio EDP do Instituto Tomie Ohtake, Sandra Tamdelo. Além de detalhar o que será ministrado no curso, outro objetivo da visita da coordenadora foi conhecer a estrutura física da FCP já que o curso prevê atividades práticas e teóricas.

Curso

Os artistas Albano Afonso e Sandra Cinto, reconhecidos também no ensino da arte, são os professores e responsáveis pela seleção dos candidatos. Os 40 alunos selecionados serão divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde. Serão 12 aulas de 3 horas cada, às sextas-feiras e aos sábados, e os participantes terão suas obras expostas em mostra na Fundação Cultural de Palmas, ao término do curso.

Prêmio EDP

O Prêmio EDP nas Artes é composto por Cursos de Formação, Palestras, Seminário, Edital de Seleção, Premiação, Exposição e Publicação e tem como objetivo estimular e formar novos talentos artísticos em todo o país e proporcionar uma primeira inserção profissional através da exposição dos trabalhos selecionados na sede do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

Para abarcar participantes de todo o Brasil, sobretudo das regiões distantes do eixo Rio/São Paulo, uma das atividades do projeto é a realização destes cursos de formação. Além de trazer reflexões sobre vários processos de criação, propostas de novas práticas e conceitos contemporâneos, os professores orientam sobre a confecção de portfólios, garantindo aos jovens melhores condições de concorrer ao prêmio.

Em outubro deste ano será lançado o Prêmio EDP nas Artes 2012 e a partir desta data os interessados podem obter maiores informações pelo site: http://www.institutotomieohtake.org.br

Instituto Tomie Ohtake

Inaugurado em 2001, em São Paulo, o Instituto Tomie Ohtake é referência na América Latina por seu espaço diferenciado para exposições e por sua forte atuação no campo das artes no Brasil e no exterior. Consagrou-se por desenvolver um amplo e criativo trabalho de educação por meio da arte, fundamentado na pesquisa, produção de material e no treinamento de professores, em programa que já alcançou, com profundidade, 10 mil educadores da rede pública.

Inovou ainda ao criar novas propostas para o ensino da arte contemporânea e com isso compartilha esta produção de conhecimento realizando projetos em outras organizações. Mantém também uma programação de cursos voltada ao público em geral na qual reúne temas que vão da filosofia à história da arte. Desenvolve ainda atividades com alunos de escolas públicas e privadas que contam com visitas guiadas às exposições combinadas com ateliês e material pedagógico especialmente desenvolvido.