Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Objetivando aperfeiçoar a coleta e o gerenciamento de dados relativos aos estudantes e escolas do Tocantins, a Secretaria Estadual da Educação, dispõe de cinco novos Sistemas de Informação que contribuirão na gestão de informações da Seduc.

As novas ferramentas, implantadas pela Superintendência de Tecnologia da Informação da Seduc vão subsidiando os gestores na tomada de decisões e facilitar o acesso às informações para todos os envolvidos no processo educacional.

Facilidades na gestão

A partir deste mês os repasses financeiros para as escolas serão feitos por meio do Sistema de Descentralização de Recursos Federais, uma ferramenta que permite o gerenciamento da previsão e da execução das verbas para as unidades escolares de acordo com o programa em que a escola está inserida.

Já com o Sistema de Registro de Comodato de Notebook do Professor a Seduc poderá acompanhar as entregas e a utilização dos computadores em todas as unidades de ensino do Estado.

Outro programa disponível é o Sistema de Gerenciamento de Logins pelo qual será possível organizar o acesso dos servidores da Seduc aos sistemas administrativos.

Os estudantes também serão beneficiados diretamente com outra novidade. O Sistema de Gerenciamento Escolar vai permitir que os alunos da rede estadual ou seus responsáveis, a princípio das escolas de Palmas, tenham acesso ao rendimento escolar por meio da internet.

Avaliação diagnóstica

Deve ser implantado ainda no mês de abril em todas as escolas da rede estadual, um novo sistema de Avaliação Diagnóstica da Educação Básica. Inicialmente serão aplicadas provas de língua portuguesa e matemática nas turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano de Ensino Médio.

Segundo o Superintendente de Informação e Tecnologia da Educação da Seduc, Joneidson Marinho Lustosa, o moderno sistema de avaliação vai permitir a análise em tempo real acerca do desempenho educacional diagnosticando assim deficiências, capacidades e direcionando ações corretivas e preventivas.

“A partir da implantação, as informações estarão disponíveis em um espaço de tempo menor e com o diferencial da unidade escolar ter acesso ao desempenho individual dos alunos ou por escola. Será possível também fazer a análise comparativa por regional de ensino”, explica Joneidson.

A meta da Seduc é que a nova ferramenta de avaliação chegue a todas as escolas da rede estadual e municipal do Tocantins, promovendo a modernização da gestão e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

Fonte: Ascom Seduc