Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Na manhã desta quinta-feira,7, o comandante do 1° Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Wagner Vieira da Cunha, reuniu-se com todo o efetivo da unidade, em Palmas, para apresentar à tropa as ações realizadas nos últimos noventa dias, através de dados colhidos por todos os setores da unidade. Nestes três meses, o serviço operacional, o qual contempla as equipes de radiopatrulha, PETRAN e serviço de inteligência, realizaram 46 prisões em flagrante delito, 19 apreensões de armas de fogo e localização de 23 veículos.

Nas operações executadas diuturnamente por todas as equipes, cerca de 14 mil pessoas e veículos (carros e motocicletas) foram abordados e cerca de 3,5 kg de drogas foram encontrados. “Todos estes dados devem-se ao empenho de toda a tropa”, frisou o comandante. Além disso, várias operações foram desencadeadas, resultado do cumprimento das ordens de serviço, 170 executadas até o momento, sempre em conformidade com as ordens do Comando do Policiamento da Capital.

Para os militares que se destacaram em ocorrências, 69 elogios e 05 referências elogiosas foram confeccionados e somente 37 sindicâncias foram instauradas, o que, para o comandante, reflete uma tropa mais disciplinada e consciente de suas obrigações para com a Polícia Militar e, principalmente, para com a sociedade.

Reforma

Várias reformas foram feitas na unidade para melhor alocar tanto o efetivo administrativo como o operacional. Na parte externa, foram retirados entulhos, realizado o acero das cercas interna e externa e retirados 95% dos veículos que encobriam a entrada do Quartel. Também foi iniciada a reforma e ampliação do Gabinete Odontológico, ainda em andamento, com recursos oriundos do Fundo de Assistência dos Militares - FAM, o qual, a partir desta segunda-feira 11), contará com a presença de mais um profissional especializado na área de ortodontia e que também irá atender os militares da unidade e seus dependentes na área relacionada à clinica geral.

Outras melhorias estão sendo viabilizadas, tais como a reforma e pintura do pavilhão central e reforma geral do alojamento, banheiros e sala de estar dos cabos e soldados, este último realizado com o apoio do presidente e membros da ASCAS – Associação dos Cabos e Soldados, no qual a Associação viabilizou uma quantia de R$ 14 mil para execução da obra.

Parcerias

Convênios e parcerias estão sendo firmados. A unidade, desde janeiro de 2011, recebeu da justiça 08 pessoas, entre homens e mulheres, que estão cumprindo pena alternativa, os quais estão sendo empregados nas frentes de serviço relacionadas à manutenção e obras, na sede do 1° BPM, bem como nas Companhias Operacionais.

As metas do comandante para este ano contemplam ainda a reforma da sala de aula do 1° BPM para então dar início a vários cursos para melhoria técnico-profissional de toda a tropa. “Temos muita a fazer, porém, nosso maior desafio, além de oferecer cursos a todo o efetivo da unidade, é a reforma de todo o 1° BPM”, concluiu o comandante Wagner.

Fonte: Ascom PM