Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

“Eu tenho 31 anos de vida dentro da literatura e nove obras editadas durante este tempo, todas abordando o Tocantins. Receber esta homenagem é uma satisfação enorme, um reconhecimento a toda a minha história como autor tocantinense.” Desta maneira se pronunciou o escritor Juarez Moreira Filho, que foi anunciado como o autor regional homenageado da 7ª edição do Salão do Livro, durante a reunião, no final da tarde desta sexta-feira, 8, entre o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, e 15 membros de quatro academias e de uma sociedade de letras do Tocantins, para discutir sobre a Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), que ocorre entre os dias 1º e 10 de julho, na Praça dos Girassóis, em Palmas.

Na ocasião, o escritor elogiou a postura do secretário Danilo de Melo, que convocou diversos autores para apresentarem sugestões e participarem do processo de realização do evento. “Esta convocação feita às academias tocantinenses de letras entra em consonância com o próprio nome da Feira, que é literária; afinal, quem mais faz literatura no Estado são elas, e este reconhecimento é importante para valorizar os autores locais”, afirmou Juarez Moreira Filho, co-fundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL).

Voz ativa aos acadêmicos

De acordo com o presidente da ATL, Eduardo Almeida, a escolha do nome de Juarez foi consensual entre todos os acadêmicos, que deixaram a reunião empolgados, já que esta é a primeira vez que representantes de várias academias do Estado podem participar ativamente da elaboração do maior evento literário do Tocantins. “Este encontro foi muito produtivo, pois, mesmo tendo participado de todas as edições anteriores do Salão do Livro, que agora integra a Flit, nós nunca tivemos voz ativa, como estamos tendo. Esta chance de dialogarmos abertamente com quem é responsável pelo evento, fazendo críticas construtivas, sugerindo atividades, tudo isto nos traz imensa alegria, principalmente porque está claro que, desta vez, os autores tocantinenses estão sendo olhados com carinho e ganharão o devido espaço que merecem dentro do evento”, enalteceu o acadêmico.

Eduardo Almeida declarou, ainda, que pretende fazer do espaço reservado à ATL, dentro do Salão do Livro, um ponto de encontro de todos os escritores presentes, ressaltando, também, a internacionalização do evento. “Nosso stand deve funcionar como uma central dos escritores, gerando, assim, maior aproximação entre autores de diferentes, sejam eles acadêmicos ou não, tocantinenses ou de outros estados, outros países. Isto nos trará maior engrandecimento, e a tendência tem sido esta, já que internacionalizar o evento literário é uma ação que busca avanço e faz parte de todo um processo evolutivo que está sendo aprimorado com estas mudanças”, destacou o presidente da ATL.

Curadoria coletiva

Segundo o secretário Danilo de Melo, é impossível pensar na existência da Flit sem a participação dos autores locais, e que eles, inclusive, serão fundamentais no momento de escolha dos palestrantes que se apresentarão no evento e das oficinas que serão ministradas durante ele. “A ideia de se ter um único curador que determine todos os nomes que devem ser lembrados é defasada. Estamos trabalhando com uma curadoria coletiva, envolvendo diversos segmentos, e os autores tocantinenses terão um papel importante neste quesito, não só com sugestões, mas, também, com a própria participação deles como palestrantes e oficineiros; e todas as academias de letras do Estado poderão sugerir representantes para ocupar estas funções”, explicou o secretário da Educação do Tocantins.

Academias e sociedade na reunião

Participaram da reunião desta tarde, na Secretaria da Educação do Tocantins, 15 representantes dos seguintes órgãos: Academia Tocantinense de Letras (ATL); Academia Palmense de Letras (APL); Academia de Letras de Araguacema (ALA); Academia de Letras de Araguaína e Região Norte do Tocantins (Acalanto); Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames) do Tocantins. (Ascom Seduc / Marcus Mesquita)

Fonte: Secom