Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

As aulas do Programa de Formação de Agentes Públicos do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), Formap, serão retomadas nesta terça-feira, 12, nas telessalas dos 60 municípios contemplados. No ano passado, o programa do Tribunal de Contas do Estado capacitou cerca de 1200 servidores públicos e cidadãos.

A iniciativa objetiva oferecer orientação sobre a administração pública a gestores, técnicos e comunidade.

A coordenadora pedagógica do Formap, Marilda Piccolo, informou que para participar os interessados devem procurar a Secretaria de Educação dos municípios beneficiados.

Palmas

Em Palmas, as aulas acontecem no Shopping da Cidadania, em Taquaralto, em dois horários: às 15h e às 19h. A monitora da telessala, Luzineth da Silva Marcelino, explica que a procura foi grande “por isso tivemos que dividir em duas turmas”, e incentiva a participação da comunidade: “É muito importante fazer os cursos porque aprendemos sobre como fiscalizar o que é nosso. Além disso, conta pontos no currículo do cidadão”.

Formap

O Programa de Formação de Agentes Públicos, criado em 2007, já capacitou mais de 5 mil agentes públicos e técnicos. A partir de 2010, o público-alvo se estendeu à comunidade, que agora contribui com o controle social.

Durante as aulas, os alunos contam com o auxílio de assistentes de sala capacitados para tirar eventuais dúvidas. No último dia 31 de março, os monitores estiveram no Tribunal de Contas para receberem orientações e os kit’s com as teleaulas em DVD’s e todo material que será usado nos módulos deste ano.

Como as aulas acontecem

As aulas são transmitidas a 60 municípios tocantinenses beneficiados pelo programa por meio de teleaulas gravadas por técnicos do TCE. Cada cidade recebeu do Tribunal, mediante convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, aparelho DVD, televisor LCD e computadores, além de kit composto por DVD´s e cartilhas sobre controle social, controle externo e interno.

Fonte: Assessoria de Imprensa/TCE