Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os agricultores familiares da região de Porto Nacional podem aderir ao projeto Selo Biocombustível Social como mais uma alternativa para geração de emprego e renda. Nesta quarta-feira, 13, a partir das 9h, a Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, por meio da Subsecretaria de Energias Limpas, a empresa BioVerde e parceiros, reúnem-se com agricultores familiares para inclusão de projeto social para produção de amendoim. A reunião acontece, a partir das 9 horas, na Câmara de Porto Nacional.

O projeto social é voltado para atender os pequenos produtores das comunidades rurais no plantio de amendoim para produção de óleo. Nos encontros serão apresentados os critérios e normas para que os agricultores possam participar do projeto. Para atender a demanda da empresa será necessário um investimento em torno de R$ 30 milhões para fomentar os agricultores.

Segundo informações da Subsecretaria de Energias Limpas, a expectativa é envolver, inicialmente, cerca de 200 agricultores dos municípios de Santa Rosa, Silvanópolis e Porto Nacional. A empresa pretende cultivar uma área de 10,8 mil hectares, mas neste primeiro momento serão 1,8 mil hectares cultivados. A BioVerde será responsável para capacitar e dar assistência técnica de qualidade aos agricultores.

Selo

A BioVerde faz parte do projeto do governo Federal “Selo de Biocombustível Social”. As empresas recebem esse selo por promoverem a inclusão social e o desenvolvimento regional por meio da geração de emprego e de renda aos agricultores familiares do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Participam do encontro BioVerde, Seagro (as subsecretarias de Energias Limpas e Assentamentos e Pequenas Propriedades), Banco da Amazônia, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Adapec, Ruraltins, prefeitura municipal, agricultores familiares e empresas de alimentos a base de amendoim.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seagro,