Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Uma homenagem a etnia Krahô vai marcar as comemorações da Semana do Índio, de 15 a 17 deste mês, em Taquaruçu, distrito de Palmas. O 1° Encontro Indígena no Ponto de Cultura “Canto das Artes” vai contar com exposição fotográfica, pintura corporal, cantorias e mostra de filmes indígenas, além de outras atividades. Vai ser possível ainda fazer trilhas com indígenas e participar da coleta de materiais para uma mostra de técnicas artesanais da tradição Krahô.

Segundo o responsável pelo Ponto de Cultura, Tharson Lopes, a idéia de convidar a comitiva da etnia Krahô tem dois objetivos. “Primeiro é que eles venham não apenas se apresentar para nós, mas que haja troca de saberes e culturas e ainda, que eles sejam os grandes homenageados, já que esses milenares moradores dos cerrados, detém sobre esse bioma imensuráveis conhecimentos”, afirmou.

O evento vai contar com uma comitiva de 15 Krahôs, vindos das aldeias Manoel Alves e Pedra Branca, no município de Itacajá. Na segunda, 18, e terça-feira, 19, eles vão para Palmas, onde farão um passeio turístico e serão recebidos por autoridades. Os Krahôs, homenageados este ano, habitam em suas terras nos municípios de Itacajá e Goiatins. São do Tronco Lingüístico Macro-Jê, Língua JÊ, Familia Timbira. Atualmente a população dos Krahôs está em torno de 3 mil pessoas, morando em 23 aldeias.

No Brasil ainda subsistem mais de 250 povos indígenas, falantes cerca de 180 línguas e dialetos. No Tocantins parte dessa imensa riqueza cultural está representada pelos povos Karajá, Javaé, Xambioá, Apinajé, Xerente, Krahô e Krahô-Canela. Outros povos migraram em tempos recentes, em busca de melhores terras e oportunidades, como os Fulniôs, Pankararus, Tuxás e Guaranis. A população indígena total no Estado do Tocantins é de aproximadamente 12 mil habitantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa