Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Aconteceu na sexta-feira, 15, na sede do ITEAP - Instituto de Tecnologia em Educação, Administração e Política em Palmas, o V FESMAD-TO - Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Tocantins.

O presidente do evento Tadeu Zerbini fez a abertura, às 9h30, ressaltando a importância do Fórum e o motivo do mesmo está sendo realizado na capital, em seguida o presidente do CORECON-TO - Conselho Regional de Economia da 25ª Região Tocantins, economista Vilmar Carneiro Wanderley, ministrou a palestra Desenvolvimento Regional, abordando temas como: Política Nacional de Desenvolvimento Regional, Política de Desenvolvimento Regional do Tocantins e incentivos fiscais, o PIB nacional e PIB per capita do Tocantins.

Conforme Vilmar, as informações repassadas aos participantes permitirão aos administradores perceberem em qual situação se encontram, descobrirem alternativas que podem a partir dos municípios construírem parcerias, demandas a nível de governo estadual, federal e municipal, que vão permitir executar as políticas públicas, de forma que os resultados cheguem aos municípios e à sociedade de fato. “A ideia é mostrarmos para eles a necessidade de uma gestão proativa, ética e responsável para o bem da sociedade do Estado do Tocantins”, ressalta o presidente.

De acordo Tadeu Zerbini, a preocupação maior do encontro é com o desenvolvimento dos municípios tocantinenses, onde os secretários de administração de cada cidade têm uma participação fundamental, partindo do principio que a maioria das despesas que as prefeituras fazem está vinculada a pessoal, compra e despesa de manutenção, que faz parte da secretaria de administração.

Zerbini ainda destacou que o secretário de administração que é responsável por 70% das receitas dos municípios deve ser bem qualificado. “Tem que conhecer como anda a rede de desenvolvimento do Estado e região. É isso que o fórum faz, traz para dentro do evento discussões sobre desenvolvimento, qualificação profissional, melhores técnicas de gestão municipal, planejamento estratégico, contas, licitações, lei de responsabilidade fiscal. A verdade o fórum faz uma integração para o desenvolvimento”, finaliza

Conforme a secretária de administração e governo da Prefeitura de Miracema do Tocantins, Ângela Divina Batista Godim, o fórum proporciona troca de experiências entre os municípios. “Os colegas trazem informações e a gente aprende e ensine. É uma troca fundamental para nós administradores, pois com essa troca temos resolvido muitos problemas e realizado convênios”, ressalta a secretária.

O V FESMAD-TO finalizou na tarde de ontem, com a eleição e posse do presidente que ficará à frente da instituição até novembro, definição da cidade que sediará a próxima edição do encontro e entrega de certificado para os participantes.

Foi eleito presidente o secretário municipal de Administração de Paraíso do Tocantins, Valdenir Martins Brito.

O próximo FESMAD-TO acontecerá na cidade de Buriti do Tocantins nos dias 16 e 17 de junho.

Fonte: Asessoria de Imprensa Corecon-TO