Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Cerca de 30 índios, sendo a maioria da etnia krahô, das aldeias “Pedra Branca e Manoel Alves” dos municípios de Goiatins e Itacajá, visitaram o Palácio Araguaia nesta terça-feira, 19. Eles foram recebidos pelo vice-governador, João Oliveira que, em nome do governador Siqueira Campos, parabenizou a todos pelo Dia do Índio. Na oportunidade, o vice-governador ressaltou que o governador Siqueira Campos, já determinou uma ação para recuperar as estradas que dão acesso as aldeias indígenas no Estado. “O Governo já fez um levantamento para recuperar essas estradas. Os serviços serão iniciados até o final de maio, assim que encerrar o período das chuvas”, disse João Oliveira.

A necessidade de recuperar as estradas foi relatada pelos representantes dos índios Krahô, Getúlio Kruwakraj krahô e Ismael Ahprakti, que reiteraram ainda a questão da falta de iluminação pública nas aldeias. “Precisamos melhorar a vida do nosso povo”, disse Getúlio Kruwakraj.

O vice-governador, João Oliveira, garantiu que o Governo do Estado fará gestão junto ao Governo Federal e a Celtins para que todas as aldeias passem a contar com a devida instalação elétrica. “Temos o compromisso de garantir os direitos dos índios e resgatar a dignidade nas aldeias”, frisou.

Acompanhado de representantes da Fundação Nacional do Índio – Funai/TO, o grupo também conheceu as instalações do Palácio Araguaia e apresentou uma dança da cultura Krahô para o vice-governador, João Oliveira.

Os índios Krahô foram convidados pela ONG “Canto das Artes” de Taquaruçu que, desde o dia 15 de abril, promove a Semana do Índio, com exposição fotográfica, pintura corporal cantorias e mostra de filmes indígenas, além de atividades de trilhas com indígenas e coleta de materiais para uma mostra de técnicas artesanais da tradição Krahô.

Sessão no Senado

Na segunda-feira, 18, em Brasília-DF, representando o governador Siqueira Campos (PSDB), o vice-governador João Oliveira (DEM) participou da sessão especial em homenagem ao Dia do Índio, realizada no Senado Federal. A sessão especial atendeu um requerimento solicitado pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO). Foi a primeira sessão solene, em comemoração ao Dia do Índio, já realizada na história do Senado

Segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), vivem, atualmente, no Brasil, cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas. Esse número corresponde a 0,25% da população brasileira. Os dados levam em conta somente os índios que vivem em aldeias, mas as estimativas apontam que há, além desses, entre 100 mil e 190 mil vivendo fora de suas terras, inclusive em áreas urbanas.

No Tocantins, estima-se que a população indígena tenha mais de 11 mil índios distribuídos em cerca de 80 aldeias. As etnias indígenas que vivem no Estado são: Xerente, Krahô, Krahô-kanela, Apinayé, Guarani, Karajá, Karajá/Xambioá e Javaé, sendo que os três últimos formam o povo Iny, pertencente ao tronco lingüístico Macro-Jê, família e língua Karajá.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ vice-governador