Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com o slogan “Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu, assegurado pelo SUS”, começa na segunda-feira, 25, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que neste ano irá imunizar, além de idosos e indígenas, também gestantes, crianças de seis meses á menores de dois anos e profissionais da saúde que trabalham em Unidades que fazem atendimento para Influenza.

O Ministério da Saúde disponibilizou para o Tocantins, 213.400 doses da vacina contra influenza, que já foram repassadas pela Sesau - Secretaria de Estado da Saúde aos 139 municípios.

A Sesau pretende imunizar em todo o Estado cerca de 197 mil pessoas. A meta é vacinar 80% da população alvo.

Conforme orientações da Coordenação Estadual de Imunização alguns municípios já iniciaram a vacinação.

De acordo com a coordenadora de Imunizações, Marlene Alves, é importante que o público alvo da campanha compareça, pois “a vacinação é a principal forma de prevenção, já que as complicações da influenza são mais comuns em idosos, crianças com idade entre seis meses e dois anos e gestantes”, afirmou.

Lembrando que, pessoas com alergia à proteína do ovo, não devem tomar a vacina e pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1) e estará disponível em todos os Postos de Saúde do Tocantins.

A Sesau orienta também, que as pessoas que serão vacinadas, levem seu cartão de vacina. A vacinação acontece até 13 de maio e tem como Dia “D”, o dia 30 de abril.

Decisão

Durante alguns anos, a vacinação foi exclusiva para idosos e indígenas, mas após estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que teve como principal agente o vírus da influenza, a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, decidiu pela ampliação do público da Campanha.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sesau