Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha

Em uma breve entrevista durante a suspensão da sessão da manhã desta terça-feira, 26, na Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado Osires Damaso (DEM) informou que o diretório nacional do Democratas irá se reunir na próxima quinta-feira para, entre outras deliberações, nomear a comissão provisória que responderá pelo partido no Tocantins até que seja convocada uma nova eleição do DEM.

Os principais nomes que concorrem à presidência da comissão provisória do Tocantins são o da deputada federal Dorinha Seabra Rezende e o do vice-governador, João Oliveira. No entanto, o deputado frisou que ainda não é possível antecipar a decisão do diretório nacional da legenda. “Não tenho como informar agora”, disse.

Osires informou ainda que, independente da decisão do diretório nacional do Democratas, ele pretende ocupar um cargo na executiva estadual do partido no Tocantins. Conforma o próprio deputado já havia informado ao Conexão Tocantins na última semana, é possível que ele seja nomeado o novo secretário geral do DEM no Estado.

Entenda

Desde que a senadora Kátia Abreu, ex-presidente regional do DEM no Tocantins, anunciou sua desfiliação do partido e sua integração ao PSD, de Gilberto Kassab, o diretório nacional do DEm destituiu a seccional regional da legenda. “O DEM no Tocantins está sem diretório”, frisou Damaso.

Após a saída da senadora, outros políticos no Tocantins anunciaram sua saída do DEM para acompanhar Kátia. Entre eles o deputado estadual Toinho Andrade que também afirmou que pretende levar grande número de prefeitos e vereadores para a nova legenda.

Com isso, uma comissão provisória precisa ser nomeada com certa urgência para que esta possa convocar a eleição interna do DEM no Tocantins e, finalmente solucionar o problema do diretório regional do partido. No entanto, a situação complicou um pouco ao passo que o DEM apresentou dois possíveis nomes para compor a presidência da comissão provisória do partido no Estado.

A situação do DEM no Tocantins só irá começar a mudar quando o diretório nacional nomear a comissão provisória e esta convocar a eleição para o diretório estadual do partido.