Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em assembleia geral extraordinária realizada na tarde desta terça-feira, 26, os servidores da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) decidiram encaminhar à instituição uma nova proposta de reajuste referente à data base da categoria, desta vez de 10%. Os servidores haviam proposto à Unitins um percentual de reajuste de 15% para compensar as perdas salariais decorrentes da inflação. A instituição, por sua vez, se dispôs a conceder um percentual de 6,35. A assembleia foi realizada na sede do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO).

Durante a reunião, o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, apresentou pontualmente as questões que foram acatadas e as que foram negadas pela Unitins do acordo coletivo proposto pelos servidores. Os funcionários públicos presentes concordaram com a maioria das decisões da Unitins (contraproposta), com exceção das questões da bata base e do auxílio alimentação.

Quanto ao auxílio, a Unitins negou o pedido dos servidores, que haviam solicitado um benefício de R$ 600,00. Diante da negativa, os servidores optaram por apresentar nova contraproposta, pedindo que seja estipulado um valor de R$ 300,00.

O Sisepe voltará a dialogar com a reitoria os dois pontos divergentes, na tentativa de ver atendidas as solicitações dos funcionários.

Em reunião com representantes do sindicato nesta segunda-feira, 25, o reitor Joaber Macedo garantiu que a data base será paga com valor retroativo a março. Na ocasião, Macedo se comprometeu a incluir nos estudos de impactos financeiros da instituição para a proposta orçamentária do próximo ano, uma quantia visando atender às demandas por melhorias dos servidores do órgão.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sisepe