Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

Todos os estudantes da rede pública e particular de ensino podem participar do Festival Estudantil de Artes do Tocantins. Os editais foram publicados no Diário Oficial desta quinta-feira, 28. A partir de agora, até o dia 27 de maio, todas as escolas podem inscrever os alunos, que podem concorrer em cinco modalidades: artes plásticas, dança, poesia e oratória, música e teatro.

Para a superintendente de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Marta Pacheco Ramos, o Festa é “um espaço criado com a proposta de dar visibilidade e valorizar os talentos dos educandos de todas as regiões do Tocantins, visto que a arte é parte integrante do currículo escolar e grande aliada no processo de aprendizado”, explicou.

Cada escola pode inscrever dois alunos ou grupos, em cada categoria. Cada Diretoria Regional de Ensino fica responsável por uma pré-seleção que elegerá os semifinalistas que se apresentarão na “Estação Jovem Cidadão”, durante a Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins, que acontece entre os dias 1º a 10 de julho. Além de terem a oportunidade de mostrarem sua arte para o público, os alunos irão receber medalhas e prêmios.

Artes Visuais

Promover e valorizar os talentos e a cultura, aprimorando a sensibilidade artística e incentivando o intercâmbio de idéias entre os participantes. Estes são os principais objetivos dessa categoria, que inscreve os alunos divididos por idade, em três categorias: infantil (8 a 12 anos); juvenil (12 a 17 anos) e adulto (acima de 18 anos).

Todos os trabalhos inscritos deverão atender ao tema “Diversidade”. Os alunos podem elaborar desenhos coloridos ou em preto e branco, pinturas, esculturas, fotografias ou vídeos de bolso, os “pocket movies”.

Dança

A categoria Dança também é dividida por idades, assim como a de Artes Visuais. O aluno ou grupo com no máximo 15 participantes, pode optar entre quatro apresentações que já tem temas definidos:

- Dança Popular Folclórica Brasileira: Coreografia que retrata a cultura do povo brasileiro;
- Ballet Clássico: Coreagrafia criada pelo professor ou de repertório;
- Dança Contemporânea Livre: Coreografia estruturada em todas as formas de dança que adotem os conceitos da Pós Modernidade, pluralidade de linguagens e técnicas, como o Jazz, a Dança Contemporânea, Dança de Salão e a Dança Gospel;
- Dança de Rua: Coreografia criada pelo professor com linguagem própria, como Hip-Hop, Street, Slow e Break, entre outros.

Poesia e Oratória

A escola poderá inscrever alunos para a interpretação de uma Poesia, escrita em Língua Portuguesa, de autoria do próprio educando, de escritores tocantinenses ou da literatura brasileira em geral, em qualquer estilo e tema livre. Os intérpretes poderão utilizar recursos audiovisuais como som, figurino e cenário, sendo a montagem de responsabilidade das Unidades Escolares.

Serão observados critérios como entonação de voz, memorização do texto, cumprimento do tempo (até 3 minutos), consistência das linguagens verbal e corporal, performance do participante e capacidade de comunicação com o público.

Já na categoria Oratória, o aluno deve preparar um discurso com a temática “Diversidade”. Neste caso, os critérios avaliados são a voz, o conteúdo, a apresentação e o cumprimento do tempo (5 minutos).

Música

Nesta categoria podem participar grupos de até 20 alunos, divididos em cinco modalidades:
- Canto Coral: Performance musical de grupos vocais, podendo ser acompanhados por um teclado ou violão e um instrumento solista. Pode haver momento de “capela”. Os grupos devem ter de 15 a 20 participantes;
- Fanfarra: Nessa modalidade as apresentações devem ser realizadas com a utilização de instrumentos de percussão e instrumentos de sopro, associados a uma coreografia previamente estabelecida pelo professor responsável;
- Música Instrumental: Performance musical sem a utilização da parte vocal. O repertório fica a critério do candidato, podendo ser recolhido, por exemplo, do cancioneiro popular. Podem participar grupos de até 12 participantes;
- Música Vocal: Apresentação de apenas um participante, acompanhado de playback ou instrumento;
- Banda: Apresentação de um ou dois vocalistas, acompanhados pela formação de mais quatro participantes com instrumentos, como violão, bateria e teclado.

Teatro

As apresentações teatrais também foram divididas por idade, e ainda em três modalidades: Musical, Comédia e Drama. Nas dramatizações das peças teatrais, podem ser aplicados diversos estilos como História ou Clássicos Infantis, Teatro de Bonecos, Teatro de Sombras, Auto ou Monológo.

Como se inscrever

O aluno que se interessar deve procurar a diretoria da escola em que estuda, que é a responsável por uma pré-seleção. Depois de finalizada essa fase interna, a própria escola deve procurar a Diretoria Regional de Ensino que atende o seu município para fazer a inscrição.

Nas escolas já tem muitos jovens ansiosos para participar, como a Bruna Alves Fernandes, aluno do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, na região sul de Palmas. “A minha expectativa é grande, eu quero muito participar desse Festival. É uma chance única de expor meu trabalho e, quem sabe, ser reconhecida pelo público”, contou empolgada.

Fonte: Ascom Seduc