Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde - Sesau, entrega nesta sexta-feira, 29, às 14h, no Palácio Araguaia, 100 motocicletas para as atividades de vigilância em saúde nos 68 municípios prioritários do Tocantins. Os veículos serão destinados para as ações de controle de doenças como dengue, leishmaniose visceral, malária, chagas, zoonoses e imunização.

As motocicletas serão utilizadas para realizar inspeções nas unidades de saúde, domicílios e pontos estratégicos, atender denúncias, recolher as fichas de notificação de dengue nas unidades, bem como o transporte dos profissionais para investigação de casos de malária e ações de educação em saúde.

Além disso, na prevenção da doença de chagas, os veículos serão necessários nas borrifações de residências e investigação nos domicílios onde os vetores – barbeiros - infectados forem encontrados. E ainda, na campanha antirrábica animal, coleta de material biológico para diagnóstico da raiva e na investigação e acompanhamento de casos de zoonoses (leptospirose, brucelose, febre maculosa, toxoplasmose, estomatite vesicular entre outros)

Kits

Na ocasião, também serão entregues kits mobiliários a 134 municípios do Estado. Os kits serão usados pelas secretarias municipais para dar suporte às ações de atenção e promoção à saúde.

Os kits são compostos por de uma mesa em L., uma mesa reta de apoio, um gaveteiro com 4 gavetas, 4 cadeiras giratórias e um armário de 2 portas.

Os móveis visam ainda organizar os fluxos dos pacientes nos diversos níveis do Sistema Único de Saúde e baseiam-se nos pressupostos fundamentais de universalização do atendimento, a descentralização, a regionalização e a hierarquização. Tem por princípio a utilização racional de todos os meios assistenciais disponíveis e necessários à adequada assistência do cidadão, segundo suas necessidades.

Os kits serão usados para implantar os setores de atendimento que facilitarão o encaminhamento dos pacientes para as unidades de saúde do Tocantins.

Fonte: Ascom Sesau