Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O reitor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Francisco Nairton do Nascimento, confirmou na última quinta-feira, 28, a liberação de 71 vagas para contratação de professores e técnicos de níveis médio e superior. A liberação das vagas para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foi publicada na última segunda, 25, numa portaria interministerial dos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O mesmo documento também alterou os anexos dos decretos do banco de professor-equivalente e do quadro de referência dos técnicos administrativos dos institutos federais. A partir de agora, o IFTO passa a ter 741,57 vagas no banco professor-equivalente e um total de 425 no banco de técnicos administrativos.

Segundo Nascimento, essas vagas são para todo o Instituto e os números para cada campus ainda não foram definidos. “Será feito um estudo da necessidade de cada campus e, dependendo do resultado, podemos chamar profissionais aprovados no último concurso”, explicou o reitor.

Dentre o universo de vagas liberadas para o IFTO, 43 são para professores, 20 para técnicos de nível médio e 8 para técnicos de nível superior. O objetivo é que esses profissionais atendam os campi que estão com maior necessidade de profissionais para o seu quadro de servidores.

Banco

O banco de professor equivalente e o quadro de referência de educação básica, técnica e tecnológica dos Institutos Federais foram criados por decretos em setembro de 2010. No entanto, o quantitativo de vagas previsto estava desatualizado em relação às novas escolas da rede federal. Antes da existência do banco e do quadro de referência, as instituições necessitavam pedir autorização do MPOG a cada vez que servidores se aposentavam ou se desligavam da escola.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ IFTO