Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Sebastião Aniceto que mora há 37 anos no municípios disse que nunca viu um fenômeno dessa maneira Sebastião Aniceto que mora há 37 anos no municípios disse que nunca viu um fenômeno dessa maneira
  • Dona Maria e Dona Cecília relatam susto

Moradores do município de Brejinho de Nazaré amanheceram com medo na manhã deste sábado, 30, quando segundo relatos ao Conexão Tocantins houve um pequeno tremor de terra por volta das 5 horas da manhã.

Não há ainda nenhuma informação oficial de que algum tipo de tremor tenha atingido o município no entanto moradores contam que móveis chegaram a se mover. Dona Maria Machado que tem 80 anos afirmou que estava rezando no momento. "Eu estava orando no momento, a casa tremeu e até o sofá, fiquei com medo parecia uma bomba", frisou.

A moradora conta ainda que ficou muito nervosa. "Continuei rezando e peguei com deus", disse.

Outra moradora, Dona Cecília, aposentada que vive no município, acredita que o tremor possa ter acontecido em outro lugar.

Outro morador de 87 anos, Sebastião Aniceto salientou que pensou que era um vento muito forte. "As árvores balançaram muito, até as janelas começaram a bater. Levantei e ouvi um estrondo muito forte", disse.

O estrondo forte foi também ouvido pelo professor de matemática, José Augusto da Silva. Ele afirmou que acompanhou tudo. "Foi assim um estrondo muito forte. A janela balançou e eu levantei na hora", frisou, ressaltando que todo o fenômeno aconteceu em pouco mais de um minuto.

O estrondo e o rápido tremor, segundo os moradores, foi sentido em todos as áreas do município e é o foco dos comentários do dia no município. Segundo os moradores nunca houve um fenômeno parecido no município. O medo, segundo os relatos, é que o fenômeno volte a acontecer de maneira mais forte e que cause estragos.

Versões

Alguns moradores cogitaram a possibilidade de que o estrondo e o tremor tivesse ocorrido em razão de alguma bomba disparada em alguma carvoaria. No entanto não há registro de carvoarias perto do município.

Tremor em Porangatu

No mês de janeiro deste ano um tremor de terra em Porangatu (GO) chegou a ser sentido em Talismã (TO).

Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, existe uma falha geológica localizada no norte de Goiás e sul do Tocantins.

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, em Palmas, nenhuma ocorrência foi acionada na região, relativa a tremor de terra. Responsáveis pela Defesa Civil do Tocantins não foram encontrados para falar sobre o assunto até o início da noite deste sábado.

Atualizada às 19h20