Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu

“Gado Vacinado: No Tocantins essa moda já pegou” com esse slogan o Estado entra no mesmo ritmo de vacinação contra a febre aftosa. Nesta primeira etapa da Campanha, os pecuaristas deverão vacinar todo o seu rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos), independente da faixa etária. O lançamento oficial da campanha será realizado pelo governador do Estado, Siqueira Campos, às 10h, na Fazenda Primavera, em Lagoa da Confusão, a 232 km de Palmas, região Sudoeste do Tocantins.

A expectativa é imunizar cerca de 8 milhões de bovídeos. Depois de vacinar, o produtor tem um prazo de até 10 dias para comprovar a imunização antiaftosa de seus animais. É necessário que o pecuarista compareça ao escritório da Adapec onde a ficha do seu rebanho é movimentada, munido da carta aviso e a nota fiscal da vacina.

O presidente da Adapec, Geraldino Ferreira Paz, convida os produtores rurais da região Sudoeste do Estado para participarem do evento e dar início à vacinação dos animais. “Mais uma vez pedimos o comprometimento de todos para imunizarem seus animais, garantindo com isso, a saúde do rebanho e o crescimento da economia do Estado”, pontua Paz.

Penalidades

A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. O produtor que deixar de vacinar poderá ser multado no valor de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. Além disso, A ficha de movimentação do rebanho poderá ser bloqueada e a propriedade interditada.

Vale lembrar, que somente estarão isentos da vacinação, os animais destinados ao abate no período da Campanha e até 60 dias após seu término. Para tanto, o produtor deve ir a Adapec e assinar um termo de compromisso, informando a data do abate dos animais.

Índices

Na segunda etapa da campanha, realizada no mês de novembro de 2010, o Tocantins superou mais um recorde de cobertura vacinal, imunizando 99,52% dos 3.530.663 animais em idade vacinal. Lembrando que em novembro, a vacinação é parcial, ou seja, somente recebem as doses animais com até 24 meses de idade, declarados em maio.

Entrega de veículos

Durante a abertura oficial da campanha, o governador Siqueira Campos, fará a entrega de três caminhonetes L 200, oriundas de parceria com recursos do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – através do Convênio nº 04/2009. Os veículos serão mais um reforço a sanidade animal dos municípios de Itacajá, Xambioá e Dueré.

Fonte: Ascom Adapec