Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Vinicius

Foto: Marcos Vinicius

Neste sábado, dia 30, acontece o Dia “D” de vacinação contra a Influenza. A abertura oficial acontece a partir das 8 horas, na Policlínica 108 Sul (antigo Ambulatório Evangélico), com um café da manhã para os idosos e gestantes, apresentações artísticas e presença das autoridades. O encerramento do dia Dia “D” será às 17 horas, no entanto, a Campanha Nacional de Vacinação continuará até o dia 13 de maio.

De acordo com Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas, a meta é imunizar o seguinte público-alvo, selecionado pelo Ministério da Saúde: 6.174 idosos, 4.161 gestantes, 6.241 crianças de 6 meses a 2 anos e 2.452 profissionais da saúde, totalizando 19.028 pessoas. O grupo foi selecionado baseado em estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias. “É preciso lembrar que as crianças precisam tomar a dose de reforço, 30 dias após a aplicação da primeira dose da vacina”, observa o secretário.

Tríplice proteção

A vacina terá proteção contra os três principais tipos de vírus influenza que circularam no hemisfério Sul: Influenza A H1N1; Influenza A H3N2 e Influenza B.

Segundo Juliana Araújo de Souza, coordenadora da Central Municipal de Vacinas da Semus, as complicações das infecções respiratórias causadas pelo vírus, como pneumonias, internações hospitalares, agravamentos de doenças crônicas, tais como cardiopatias e diabetes, são mais comuns em crianças e idosos, além das mulheres grávidas.

“A vacinação tem contribuído ao longo dos anos na prevenção da gripe e suas complicações, além da redução dos óbitos e gastos com internações e medicamentos. Na população acima de 60 anos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% as internações hospitalares por pneumonias” - afirma a coordenadora.

Para imunizar um público de superior a 19 mil pessoas, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) está disponibilizando 33 postos de vacinação, localizados nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Policlínicas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus