Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos firmou na tarde desta segunda-feira, 2, um termo de parceria com as prefeituras do Estado na área da Educação. “Precisamos ter garantia de futuro para as novas gerações e é a boa formação que vai garantir isso aos nossos filhos. É a boa educação que tem o poder de transformar a vida das pessoas”, disse o governador na oportunidade.

A parceria do governo com as prefeituras vai equipar as escolas rurais e possibilitar assim um maior acesso a Educação. Segundo o governador a principal preocupação é a garantia da formação das crianças do Estado e a união de todos em torno deste ideal é fundamental. “A união em torno da consciência de que depende de todos nós e não apenas dos municípios ou do Estado é essencial. Todos nós temos um compromisso. Precisamos ter uma escola moderna, para qual os alunos se apressem para ir”, frisou.

O governador também destacou a importância do professor e enfatizou o compromisso do Governo do Estado com os mesmos. “O respeito ao professor é essencial. Não entendo e nunca compreenderei o desrespeito com nossos professores. Isso não vou aceitar. Os nossos professores merecem todo respeito e a promoção da capacitação deles é um exemplo disso”, ressaltou o governador que garantiu ainda total apoio as políticas voltadas a educação e disse que a democratização do ensino é uma de suas prioridades.

“Darei tudo de mim para que nós tenhamos uma educação que possa preparar as atuais e as futuras gerações, para que possamos ter garantias de futuro e é com gente preparada, tanto os nossos professores quanto os nossos alunos, que poderemos ter essa garantia. Vamos democratizar o acesso a Educação, esse é o nosso compromisso. Vamos recuperar o Estado e colocá-lo a serviço do nosso povo”, afirmou o governador.

Programas

Durante o evento foi apresentado pelo secretário da Educação, Danilo de Melo Sousa, o Sistema de Avaliação, Monitoramento e Valorização da Educação do Tocantins (Salto), que irá verificar o nível de proficiência dos estudantes e identificar os problemas enfrentados pela Educação no Estado. “Em cima do que o Sistema verificar as escolas poderão fazer o seu planejamento para que sejam realizadas ações a fim de sanar essas dificuldades”, destacou o secretário.

Segundo Danilo de Melo com o Salto o Governo do Estado fez uma economia de cerca de R$ 500 milhões de reais, já que o sistema custa aos cofres públicos cerca de R$ 5 milhões e se fosse terceirizado, como era feito antigamente, custaria 10 vezes mais.

Também foi apresentado durante o evento o Programa Um Computador por Aluno. O programa, que irá entregar 50 mil computadores portáteis com conteúdo didático aos alunos da educação básica da zona rural, vai contribuir com a melhoria do ensino e com a inclusão digital.

Transporte escolar

O governador Siqueira Campos também fez a entrega de 26 ônibus escolares durante o evento desta tarde. Foram contemplados com os veículos, que vão possibilitar maior acesso às escolas e mais conforto aos alunos, os municípios de Abreulândia, Aguiarnópolis, Araguacema, Araguaçu, Araguaína (vai receber dois ônibus), Babaçulandia, Bernardo Sayão, Brejinho de Nazaré, Colinas, Colméia, Divinópolis, Dois Irmãos, Formoso do Araguaia (vai receber dois ônibus), Gurupi, Ipueiras, Itacajá, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Natividade, Paraná, Presidente Kennedy, Santa Terezinha, São Salvador e Taipas do Tocantins.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Secom