Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Ubiratan Aguiar, profere a palestra “O Controle na Administração Pública”, nesta sexta-feira, 6, no auditório do Tribunal de Contas do Tocantins, Palmas, às 16h. Promovido TCE/TO, o evento é aberto ao público com entrada franca.

Na sequência, acontece o lançamento e sessão de autógrafos do livro “A Administração Pública sob a perspectiva do controle externo”, de autoria do palestrante e dos auditores federais, Márcio André Santos de Albuquerque e Paulo Henrique Ramos Medeiros. O presidente da Editora Fórum, que publicou a obra, Luís Cláudio Rodrigues Ferreira, também participa do evento.

Obra

Revela-se importante por oportunizar uma discussão séria e abrangente do papel do controle, em especial o externo, no aperfeiçoamento da cultura gerencial pública brasileira. As 520 páginas do livro alcançam aspectos relevantes sobre o tema, caracterizando-se obra de referência para os gestores públicos, controladores, auditores, atores políticos em geral, sendo excelente material de divulgação e esclarecimento acerca das múltiplas dimensões da atuação do Controle Externo da Administração Pública.

Perfil Ministro TCU – Ubiratan Aguiar

Ministro do Tribunal de Contas da União, onde tomou posse em2001, tendo presidido a instituição no biênio 2009/2010. Cearense, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, ministro Ubiratan Aguiar foi professor de Direito Constitucional da Academia de Polícia Civil do Ceará, secretário de Educação do Estado do Ceará, procurador do Estado do Ceará, vereador, deputado estadual e deputado federal pelo Ceará.

Obras publicadas

São três livros publicados sobre controle externo: “Convênios e Tomadas de Contas Especiais” (2004), “Controle Externo – Temas Polêmicos” e “Administração Pública Sob a perspectiva do Controle Externo”, além de outras obras de abordagem diversas, como “Educação: direito de todos” (1989); “Educação: uma decisão política” (1993); “História de um compromisso” (1997); ”Modelo político para o novo milênio” (1998); “LDB comentada” (2000); “Idioma dos pássaros” (2003). Ubiratan Aguiar também é compositor e poeta, com seis CDs lançados na voz de cantores conhecidos como Dominguinhos, Fagner e Elba Ramalho.

Fonte: Assessoria de Imprensa