Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Aconteceu durante todo o dia desta quinta-feira, 05, em Aliança do Tocantins, a primeira reunião do CGR - Colegiado de Gestão Regional 2011 da Região de Saúde Centro Sul, o evento ocorreu na Câmara Municipal da cidade.

As boas vindas aos municípios participantes foram dadas pela secretária Municipal de Saúde de Aliança, Alessandra Pereira, o secretário de Saúde de Dueré, Vânio Rodrigues de Souza, que fez uma oração destacando a saúde na vida de todos e pelo prefeito de Aliança, José Rodrigues (Zé Pequi), que ressaltou a importância da cidade sediar o evento. “As discussões do colegiado aqui em Aliança vêm trazer resultados positivos na melhoria do atendimento da saúde não só do nosso município, mas de todas as cidades que estão fazendo parte da Região de Saúde Centro Sul”, disse o prefeito.

As discussões

No final das discussões realizadas pelo grupo, a Secretária Municipal de Saúde de Aliança Alessandra Pereira, destacou a importância do colegiado para os 13 municípios da Região de Saúde Centro Sul. “Aqui encontramos vários pontos em comuns, tiramos algumas resoluções, que são encaminhadas para os responsáveis, como o secretário de Estado e as suas diretorias especificas, ou seja, juntos unimos forças, para lutarmos pelo mesmo ideal, que é melhorar a saúde não só do nosso município, mas de todo o Estado”, afirmou.

É o mesmo pensamento do Secretário Municipal de Saúde de Gurupi José Henrique Marinho de Oliveira, que é a cidade de referencia no atendimento de saúde de toda Região Sul, para ele o Colegiado desta região é de muita importância para discutir o SUS e suas demandas. “Essa discussão é importante para os municípios expor suas demandas e se aproximar das áreas técnicas da Sesau, para tentar resolver as dificuldades encontradas. Afinal às demandas de saúde não podem ser isoladas, elas dependem de órgãos e o colegiado é o local onde acontecem as discussões e são propostas as soluções”, destacou o secretário.

Encaminhamentos

Para finalizar as discussões o Colegiado encaminhou quatro ofícios para o Secretário Estadual de Saúde Arnaldo Alves Nunes, sendo que o Oficio nº 001/2011/CGR/CENTRO SUL em resposta ao MEMO/SESAU/LACEN/CAO n. 06/011, solicita que seja disponibilizado até 30/06, a cabine de segurança biológica para Gurupi-TO; Ofício nº. 002/2011/CGR/CENTRO SUL, tendo como assunto principal o aumento de carga horária de dois profissionais, médicos Ginecologista Obstetra e Psiquiatra, lotados respectivamente na Policlínica e CAPS do Município de Gurupi, ou a contratação de novos profissionais, no intuito de suprir a grande demanda de pacientes de ambas as especialidades na região sul do Estado.; Ofício nº 003/2011/CGR/CENTRO SUL, que solicita com urgência o retorno das cirurgias eletivas no Hospital Regional de Gurupi, devido a grande demanda que os municípios vêm enfrentando com a suspensão destes procedimentos e Ofício nº 004/2011/CGR/CENTRO SUL, solicitando que seja agendada antes da próxima reunião do Colegiado, uma audiência com o Secretário Estadual de Saúde e os membros do colegiado para tratar sobre assuntos relacionados à saúde inerentes à região.

Agenda das próximas reuniões

O grupo definiu também a agenda de reuniões do CGR Região de Saúde Centro Sul: Figueirópolis-TO, 30/06; 15/09, Crixás-TO, 15/9 e Sucupira - TO, 10/11.

Região de Saúde Centro Sul

A Região de Saúde Centro Sul é composta por 13 municípios da Região Sul do Tocantins: Araguaçu, Sandolândia, Gurupi, Talismã, Alvorada, Sucupira, Cariri, Aliança, Crixás, Santa Rita, Dueré, Figueirópolis e Formoso do Araguaia.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sesau