Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Na reunião do CGR - Colegiado de Gestão Regional, que aconteceu na quinta-feira 05, em Augustinópolis, diversos assuntos relevantes para a melhoria da Saúde dos 14 municípios (Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Maurilândia, Praia Norte, Sampaio, São Bento, São Miguel, São Sebastião e Sítio Novo) que formam a Região de Saúde do Bico do Papagaio, foram discutidos entre os gestores das secretarias municipais de Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde.

A Criação do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com sede em Augustinópolis e Araguatins; descentralização de insumos; ampliação da oferta de consultas especializadas e de exames, sobretudo, os de imagem, que dão suporte e apoio diagnóstico aos atendimentos de urgência e emergência, como tomografia e ultrassonografia; pactuação de atendimentos entre os municípios da microrregional; regulação de atendimento com médicos especialistas e procedimentos de média e alta complexidades, foram alguns dos temas mais debatidos pelo CGR.

A reunião contou com a presença do diretor geral do Hospital de Referência de Augustinópolis, Ho – Che - Min Silva Vieira, que foi questionado sobre o número insuficiente de ambulâncias, falta de serviços de manutenção e de reforma da unidade hospitalar, pactuação entre os municípios de consultas especializadas, procedimentos e exames, sobretudos os de imagem, cirurgias eletivas, estrutura física inadequada ao atendimento da demanda e recursos humanos deficitário. O diretor admitiu os problemas, informando que está buscando junto a Sesau, a otimização dos serviços ambulatórios, a ampliação da oferta mensal de exames de ultrassom, consultas ginecológicas, ortopedia, endoscopia, cirurgias eletivas entre outros serviços.

Segundo o diretor Ho - Che - Min Silva Vieira, a reforma do Hospital de Augustinópolis já está sendo providenciada junto à Sesau. Ressaltou ainda sobre a dificuldade de contratação de alguns profissionais como cirurgiões e outras especialidades. Sobre pactuação, sugeriu aos municípios que busquem junto a regional Araguaína, o cumprimento das cotas pactuadas buscando assim melhorar o atendimento às demandas. “Somos cientes das nossas dificuldades, mas estamos fazendo gestão diariamente, junto ao secretário Arnaldo Alves Nunes, para que os nossos problemas sejam sanados, ou ao menos, neste primeiro momento, minimizados. Temos muito trabalho pela frente, mas estamos determinados em melhorar a qualidade dos serviços de Saúde, ofertados à população da Região do Bico do Papagaio”, afirmou o diretor.

Sobre a presença da Sesau nos municípios, por meio do Colegiado de Gestão Regional, o secretario municipal de Saúde de Augustinópolis, Cícero Paulo Costa, opinou que o papel do CGR é vivenciar os problemas de saúde detectados nos municípios, para realizar o levantamento das demandas dos colegiados, ouvindo as reivindicações dos gestores estaduais e encaminhando as mesmas para providências devidas. “O nosso colegiado recebe a Sesau, com a expectativa de que o gestor estadual dê encaminhamento as nossas reivindicações; por isso esta ação é muito bem vista por todos os municípios do colegiado do Bico do Papagaio, pois sabemos que os nossos problemas chegam ao Secretário, e que as nossas demandas são levadas em consideração”, ressaltou.

Durante a reunião, foi aprovada a agenda anual do colegiado 2011, e assuntos com as Conferências de Saúde: etapas municipal, estadual e nacional foram discutidos entre os apoiados do CGR e os secretários. O evento teve espaço para a apresentação de informes da Coordenação de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, no que se refere às demandas e encaminhamentos relacionados à diarréia aguda, hanseníase, hepatites e meningites quanto à necessidade de melhoria das notificações e investigações dos casos nos municípios; A área técnica de DST/AIDS também esteve presente na reunião por meio de repasse de nota técnica que esclarece sobre recomendações para a ampliação do acesso do usuário aos preservativos masculinos, na rede de serviços de saúde. Também foram repassados os informes da última reunião da CIB - Comissão Intergestores Bipartite, fórum de pactuação entre os gestores estadual e municipal, composta igualmente de forma paritária e integrada por representação do Estado e do Município, onde as decisões são tomadas por consenso.

Fonte: Ascom Sesau