Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

A partir de segunda-feira, 9, o público palmense terá um verdadeiro encontro, ou reencontro para muitos, com o lado saudosista da comunicação de massa no Brasil. Ao abrir a Exposição Memórias Poéticas do Rádio: o belo, a forma, o aparelho... o espetáculo, o Ceulp-Ulbra - Centro Universitário Luterano de Palmas, colocará o visitante diante de 29 modelos diferentes de aparelhos. O acervo particular ficará no hall da instituição em período integral, de manhã, tarde e noite.

Memórias Poéticas do Rádio: o belo, a forma, o aparelho... o espetáculo, faz parte da programação de inauguração da Rádio Ulbra Palmas, que está no ar desde segunda-feira, 2, no endereço www.radioulbrapalmas.com.br. A organização do evento é dos estudantes dos Cursos de Comunicação (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) da instituição e estará aberto a todos os públicos com acesso gratuito. Todos os aparelhos são originais, funcionam captando sinais em transmissão AM e datam de diferentes décadas.

Grandes, pequenos, portáteis ou de mesa, cada um a seu modo tem rara beleza e destaque único. Fabricados em madeira, trazem o que de fato os identifica com seu tempo: as válvulas.

Valdirene Cássia, professora do Curso de Comunicação no Ceulp-Ulbra, e coordenadora da exposição, destaca o lado belo dos aparelhos e afirma: “São modelos de uma época diferente em todos os aspectos, tanto nos aspectos político-ideológico-cultural, como também nas leituras estéticas dos aparelhos de acordo com cada época", diz.

A exposição traz como objetivo possibilitar que crianças, jovens e adultos possam conhecer os diferentes modelos de aparelhos de rádio. A exposição ficará aberta até o dia 13 de maio, sempre a partir das 9h da manhã.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ceulp/Ulbra