Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O lado lúdico do pintor Cândido Portinari poderá ser contemplado na exposição “Portinari Trabalho e Jogo” que reproduz em fotografias os trabalhos do artista. A vernissage acontecerá nesta quarta-feira, 11, às 9 horas, no Sesc Ler de Gurupi, parque Primavera. A exposição ficará aberta ao público de 12 a 28, das 8 às 21 horas, no mesmo local. Para quem necessita de agendamentos, é necessário entrar em contato com a equipe responsável através do telefone 63 3316-1388. A entrada é franca.

Com a mostra, o Sesc Ler tem por objetivo aproximar o público ao conhecimento artístico de Portinari, que será demonstrado através de imagens em alta qualidade. Serão 30 reproduções de gravuras, desenhos e pinturas, em óleo sobre tela, do artista. Todas as réplicas foram especialmente criadas para a exposição e compõem o acervo dos Museus Castros Maya, localizados no Rio de Janeiro.

Além de conhecer alguns dos principais trabalhos do artista, como o Sapateiro de Brodósqui e o original do livro Menino de Engenho, de José Lins do Rego, que foi ilustrado pelo pintor e data de 1959, quem visitar a exposição irá conhecer ainda o lado pessoal do pintor, além de participar de oficinas relacionadas ao tema.

Saiba mais

Originalmente, a exposição foi criada em 1993, intitulada Portinari para Crianças. Só após cumprir temporada nos Museus Castro Maya então surgiu a ideia de levá-la para todo o país, e não só para o público infanto-juvenil. O principal objetivo da mostra é destacar as festas populares e as brincadeiras de criança que foram um dos temas preferidos de Portinari em seus trabalhos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc