Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista concedida antes do início da sessão da manhã desta terça-feira, 10, o deputado Sandoval Cardoso (PMDB) informou que um fungo ainda não identificado começa a assolar as pastagens do Tocantins. O deputado informou, ainda, que uma espécie de praga muito parecida atacou terras do Pará, causando grandes prejuízos aos pecuaristas.

De acordo com Sandoval, a espécie de pastagem atacada no Tocantins é a Brachiara Bizanthi, conhecida popularmente como Braquiarão. Na ocasião, o deputado relatou que, no Pará, esta praga demorou de cinco a seis anos para ser erradicada das lavouras.

O deputado frisou que, caso o fungo seja confirmado, cerca de 5 milhões de hectares poderão ser afetados. De acordo com Cardoso, no Tocantins são cerca de 7,5 milhões de hectares, que precisam de um investimento de R$ 24 bilhões para estarem prontos para receber o gado. De acordo com Sandoval, ainda, dos cerca de 1,3 milhões de moradores do Estado, 240 mil estão diretamente ligados ao trabalho no campo.

Para se ter uma idéia do tamanho do prejuízo causado pelo fungo nas pastagens, o valor dos ativos na pecuária do Tocantins é quatro vezes maior do que o orçamento estadual, que foi aprovado no valor de R$ 6,4 bilhões.
“Isso de forma direta. Agora você imagine o número de lojas de aviamentos, borracharias, supermercados, farmácias que dependem dessas 240 mil pessoas para venderem seus produtos”, disse.

Na ocasião, o deputado ainda apresentou um requerimento à Casa, solicitando que o Estado participe na pesquisa e erradicação da praga nas pastagens do Estado. “Eu quero que o Estado, através do Ruraltins, da Secretaria da Agricultura, da Embrapa, contribua para as pesquisas que ficam muito caras, quando o produtor faz sozinho”, completou.