Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A coleção “Palmas para o Tocantins”, fruto do Projeto “Trabalho, Artesanato, Turismo e Autonomia das Mulheres” coordenado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Cultural do Tocantins – Funcult chamam a atenção dos visitantes na 11ª edição da Agrotins pela beleza e qualidade das peças.

Durante a abertura oficial, a loja de artesanato, localizada no Espaço Empresarial – estande do Sebrae e Sictur -, recebeu a visita da primeira-dama do Estado, Marilúcia Uchoa, acompanhadas da secretária Estadual de Cultura, Kátia Rocha, da diretora-técnica do Sebrae, Mila Jaber, da coordenadora Estadual de Artesanato do Sebrae, Magvan Souza e da subsecretaria da Sictur, Leide Mota.

Artesãos de Ponte Alta do Tocantins, Lagoa do Tocantins, Cristalândia, Araguatins e São Miguel fazem o atendimento na loja e revelam as riquezas das peças que representam o trabalho de cerca de 300 artesãos espalhados pelo Estado. Segundo a artesã de Ponte Alta, Juvenilde Rodrigues mais de 100 produtos estão disponíveis para comercialização no estande. “Expor e comercializar o nosso trabalho em feiras é sempre uma boa oportunidade para despertar o interesse do mercado para os nossos produtos”, comenta a artesã.

A diretora-técnica do Sebrae, Mila Jaber relata que estão disponíveis para comercialização peças de decoração, utilitários, produtos religiosos e acessórios de moda. “A Agrotins é uma vitrine para mostrar aos visitantes um artesanato diferenciado, de qualidade e extremo bom gosto. O Sebrae Tocantins acredita na força do artesanato tocantinense por sua peculiaridade e por saber que esta atividade é fonte de renda para inúmeras famílias”, explica. Para ela, é fundamental agregar valor as peças com foco no aumento das vendas, sem perder de vista o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sebrae