Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Coronel Félix apresenta projeto durante lançamento no QCG Coronel Félix apresenta projeto durante lançamento no QCG

Preparando-se para o enfrentamento de um dos graves problemas que afetam o meio ambiente no Tocantins – as queimadas, a Cipama – Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental lançou, na manhã desta quinta-feira, 12, no auditório do QCG – Quartel do Comando Geral, em Palmas, o projeto “Cooperador Ambiental”. Autoridades ligadas à área prestigiaram o evento, aberto com a execução do Hino Nacional, pela Banda de Música da Polícia Militar.

Segundo o comandante da Cipama, tenente coronel Félix Francisco dos Santos Neto, a operação tem início já nesta quinta-feira. “Nosso grande objetivo é fazer com que os pequenos, grandes produtores, chacareiros e toda a comunidade nos ajudem no combate ao uso ilegal e/ou irregular do fogo. Contamos com recursos estaduais e federais e acreditamos que os resultados serão satisfatórios”, afirma.

Um efetivo de 156 policiais militares da Cipama estará em campo e a operação terá a duração do período em que as queimadas mais atingem o Estado - entre julho e setembro. A ação tem início pela Serra do Lajeado, Serra do Carmo, Parque Estadual Jalapão e Parque Estadual Cantão, expandindo-se por todo o Tocantins.

No ano passado, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Tocantins ficou em terceiro lugar no ranking de queimadas no País, atrás do Mato Grosso e Pará. Dos 139 municípios tocantinenses, 20 decretaram estado crítico em função das queimadas.

O comandante geral da PMTO, cel Marielton Francisco dos Santos, parabenizou a iniciativa da Cipama e parceiros no projeto e adiantou que a companhia terá um grande trabalho pela frente. Ele acredita no sucesso da operação, uma vez que “com relação ao efetivo, a Cipama é a unidade da PM mais preparada do ponto de vista logístico”. O comandante adiantou que já está em estudos a criação de dois Batalhões da PMTO, o Ambiental e o Rodoviário, para fortalecer o policiamento no Estado, sobretudo em suas divisas.

Funcionamento

Na prática, num primeiro momento, o projeto levará os policiais a essas propriedades (pequenas e grandes), para orientar com mini-palestras os produtores quanto aos cuidados que estes devem ter para prevenir as queimadas ilegais e irregulares em suas terras. Na ocasião, será assinado um Termo de Declaração pelo proprietário, funcionário ou responsável pela propriedade, no qual diz estar ciente do seu papel, assumindo suas responsabilidades para a prevenção do problema.

Posteriormente, após nova visita dos policiais da Cipama, se for verificado que houve o empenho dos produtores, estes receberão o “Diploma de Colaborador Ambiental”, expedido pela Companhia. “Precisamos fortalecer a integração entre Polícia Militar e comunidade rural”, ressaltou o comandante Félix.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, “a Cipama tem uma posição estratégica no Estado, e com parcerias e cooperação, o Tocantins vai avançar no combate às queimadas”. Já para o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu de Moraes Rodrigues, “o órgão tem uma parceria muito boa com a Polícia Militar”. Ele sugeriu um aumento no efetivo no que se refere às fiscalizações no Estado, com a criação do Batalhão Ambiental do Tocantins.

Também prestigiaram o lançamento do projeto o Chefe do Estado Maior da PMTO, coronel Jefferson Fernandes Gadelha; o subchefe do Estado Maior da PMTO, coronel J. Souza; oficiais militares do QCG, da Banda de Música da PMTO, e representantes do Exército e da Secretaria Estadual do Esporte e Juventude.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM