Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), reuniu na manhã desta segunda-feira, 16, na Assembléia Legislativa, um grupo de trabalho formado por representantes da classe educacional para discutir e moldar Seminário Regional do Plano Nacional de Educação (PNE). O evento é previsto para acontecer na segunda quinzena de junho e tem o objetivo de discutir as metas previstas para o PNE 2011-2020, levando em consideração as demandas regionais.

Para a deputada Dorinha, o encontro é o momento de reunir diversas opiniões das classes interessadas. “Sou titular na comissão especial do PNE e iremos realizar seminários regionais em diversos Estados do Brasil ao longo do ano. Fiz questão de trazer o debate para o Tocantins e é importante que o Estado aproveite esse momento, envolvendo comunidade, estudantes, tribunais de contas, deputados, secretários. Se quisermos melhorar a educação nos municípios, estados e no país, este é o momento para definirmos o quando iremos investir e como iremos monitorar este trabalho”, disse Dorinha.

A parlamentar lamentou a ausência de alguns representantes como a Secretaria Estadual de Educação. “Gostaria de fazer um apelo às entidades que foram convidadas e não participaram da reunião. Nosso objetivo é que tenhamos um debate plural, com o maior número de representantes possível”.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação esteve presente representada por Luiza Rodrigues de Souza Brasileiro, secretária municipal de educação de Lajeado. “O Plano Nacional de Educação não é um assunto novo e requer de cada um de nós, secretários municipais de educação, envolvimento. É a partir do PNE que iremos construir os Planos municipais de educação. O seminário será muito importante para discutirmos a forma como as políticas serão aplicadas nos municípios”, salientou a secretária.

Já a Profª Drª Isabel Cristina Auler Pereira, Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins, destacou melhorias na expansão do ensino superior. “Hoje entendemos que a educação é vetor de desenvolvimento. Essa discussão do plano para os próximos dez anos significa que podemos pensar em uma educação de qualidade, na expansão do ensino superior, da educação básica e profissional, com metas e planos definidos e, principalmente, financiamento com previsão”.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) também participou do encontro que definiu o formato do Seminário no Tocantins. O presidente da entidade, José Roque, disse que a participação da comunidade irá definir as melhorias necessárias para o sistema educacional. “Este seminário é importante para levarmos a discussão para a sociedade sobre temas como valorização, recurso para a educação disponibilizado e reconhecimento dos trabalhadores”, concluiu Roque.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Dorinha Seabra