Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Nacim Borges/Semades Jalapão- Cachoeira da Velha Jalapão- Cachoeira da Velha
  • Parque Nacional do Araguaia

O Governo do Estado em parceria com a organização ambiental internacional The Nature Conservancy - TNC, lançam na próxima terça-feira, 17, no auditório do Ibope, em São Paulo, o Sistema Estadual de Gestão e Criação de Unidades de Conservação do Tocantins - GESTO. Este é o primeiro sistema na América Latina capaz de gerenciar Unidades de Conservação (UCs), deste os trâmites necessários para a sua criação até o seu gerenciamento administrativo e financeiro.

O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semades, Divaldo Rezende, disse que uma das principais vantagens do Gesto é que ao mesmo tempo em que o Sistema possibilita ao público geral uma transparência nunca vista em relação as UCs, favorece também o trabalho do gestor no que diz respeito a eficiência administrativa e financeira. “É um sistema inovador que vai ajudar a proteger ainda mais as nossas áreas de conservação”, afirmou Rezende.

A expectativa é que a implantação do Gesto estimule a curiosidade das pessoas sobre UCs, aumentando a demanda do turismo e da pesquisa cientifica na região. O secretário aponta que essas duas atividades geram recursos financeiros e ajudam a promover a preservação dos Parques, Áreas de Preservação Ambiental e Monumentos. “Tanto o turismo como as pesquisas cientificas, sobretudo as financiadas, movimentam uma enorme cadeia de serviços que geram renda inclusive para as comunidades do entorno das Unidades”, comentou.

Sistema Pioneiro

O Gesto é um sistema pioneiro de gestão de unidades de conservação, desenvolvido por técnicos da TNC que é uma organização ambiental reconhecida internacionalmente pelo trabalho de proteção ambiental que desenvolve com diversos ecossistemas. O Tocantins é o primeiro estado brasileiro a adotar esse sistema em toda a sua totalidade.

São 22 Unidades de Conservação cadastradas no sistema, abrangendo os Parques Nacionais, os Parques Estaduais (Cantão, Jalapão e Lajeado), as APAs - Área de Preservação Ambiental, as RPPNs - Reservas Particular de Patrimônio Natural e o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas. Com o Gesto, o público poderá saber mais a respeito dessas Unidades acessando fotos das belezas cênicas e informações sobre vegetação, clima, flora, fauna, infraestrutura, atrativos turísticos e pesquisas científicas.

Henrique Santos, membro do programa das Savanas Centrais da TNC, acredita no Sistema como uma ferramenta que dá maior autonomia administrativa e financeira aos gestores das UCs, favorecendo o planejamento de ações que projetem mais as Unidades do ponto de vista turístico e de conservação da biodiversidade característica de cada localidade.

Santos disse ainda que o Tocantins será a escola de uma política arrojada de desenvolvimento sustentável e deverá ser seguida por outros estados brasileiros. “Pretendemos replicar essa ferramenta em todo Brasil. A ideia é colaborar com a qualidade da gestão das UCs brasileiras, pois muitas delas sofrem ameaças externas aos seus ecossistemas”, afirmou.

Agenda estratégica

Divaldo Rezende informou que o lançamento em São Paulo faz parte de uma agenda estratégica para fechar novas parcerias para ampliação do Gesto. “Apresentamos o Sistema na Agrotins e agora faremos o lançamento em São Paulo como forma de atrair atenção nacional para as nossas Unidades”, revelou. O secretário buscará novas parcerias para um investimento em estrutura de comunicação que deve ser feito nas UCs o quanto antes. Segundo Rezende, o Gesto será lançado em Palmas no dia 7 de junho, na abertura oficial da 17ª Semana Estadual do Meio Ambiente.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável