Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Tocantins em parceria com o Sindicato dos Beneficiários de Arroz do Estado do Tocantins – SINDIATO contam com um Laboratório de Classificação de Grãos em Gurupi que tem beneficiado produtores e empresas agroindustriais de soja, arroz, feijão, milho e sorgo.

O laboratório possui equipamentos de última geração, mão de obra especializada e para agregar mais valor aos serviços oferecidos recebeu recentemente licença de funcionamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A classificação dos grãos é uma exigência da legislação brasileira que regulamenta a atividade por meio de instruções normativas do MAPA, para que a industrialização e comercialização de produtos vegetais e seus derivados sejam realizados com qualidade e segurança alimentar dentro dos padrões oficiais.

Para emitir a certificação, é feita uma avaliação no laboratório que verifica se o produto está dentro dos padrões exigidos, em relação à qualidade física da semente produzida, e emite um laudo atestando sua condição. Por meio dos laboratórios de classificação de grãos são definidas as características de identidade, qualidade, apresentação, embalagem e medidas que vão determinar a tipagem do alimento.

Os interessados em agendar uma visita para conhecer as instalações do laboratório ou obter mais informações sobre o seu funcionamento podem entrar em contato através do telefone (63) 3315-3320.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto