Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Na manhã desta quarta-feira, 18, entidades se mobilizam em várias cidades do Tocantins para lembrar o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Na região Norte do Estado, o Ministério Público Estadual (MPE) participa ativamente das programações.

Em Ananás, o promotor de justiça Leonardo Gouveia ministra palestra sobre as penalidades do crime de pedofilia. O evento é uma realização do Conselho Tutelar, em parceria com a Prefeitura Municipal, que também promove uma passeata pelas ruas da cidade, a partir das 7h30 da manhã.

Em Aguiarnópolis, uma caminhada também pretende chamar atenção da população para a exploração sexual de crianças e jovens. A passeata está prevista para sair do Fórum com destino à Prefeitura Municipal. Palestras sobre pedofilia e doenças sexualmente transmissíveis fazem parte da programação. Como palestrante, o promotor de justiça Caleb de Melo Júnior falará sobre o contexto histórico do dia nacional de combate, além da reforma do Código Penal para este tipo de crime.

Mobilização Nacional

O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate à Exploração Infanto-Juvenil, data definida pela Lei 9970/2000 e que foi escolhida para coincidir com o dia do desaparecimento de uma menina de nove anos, símbolo e mártir da violência contra a criança e o adolescente.

Fonte: Ascom MPE