Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha

Na manhã desta quinta-feira, dia 19, os deputados tocantinenses participaram do primeiro dia de palestras e debates da XV Conferência dos Legislativos e Legisladores Estaduais, que acontece em Florianópolis, Santa Catarina. Com a palavra, estiveram o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), e o jornalista e analista econômico, Luis Nassif.

Para Anastasia, as políticas públicas mais relevantes para o País, em áreas como educação, saúde e segurança pública, devem fracassar se não priorizarem a melhoria da gestão do Estado e o fortalecimento do pacto federativo.

Já Luis Nassif relembrou como a evolução histórica do Brasil incluiu progressivamente novas camadas sociais e como essa inclusão alterou o jogo político. Para o jornalista, a classe dirigente precisa entender que a realidade brasileira é mais rica e complexa do que a que aparece na mídia, que tende a simplificá-la conforme seus interesses.

As palestras deixaram uma excelente impressão entre os representantes do Tocantins. José Geraldo de Melo Oliveira (PTB) considerou “fantástica” a apresentação de Anastasia. “Precisamos ter contato com outras correntes para enriquecer nossa visão da realidade”, disse o petebista.

Para o deputado José Roberto Forzani (PT), uma conferência como esta permite o conhecimento de outras idéias e práticas de governo e enriquece a atuação parlamentar. Já o deputado José Augusto (PMDB) comentou que a qualidade da gestão pública é um diferencial para a classe política, razão pela qual oportunidades de aprendizado como esta devem ser prestigiadas.

Também estavam presentes os deputados Iderval Silva (PMDB), Sargento Aragão (PPS), Toinho Andrade (DEM), Josi Nunes (PMDB), Stalin Bucar (PR), Osires Damaso (DEM), José Bonifácio (PR) e Vilmar do Detran (PMDB).

Fonte: Dicom AL