Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O 1º Secretário da Câmara dos Deputados, deputadofederalEduardo Gomes (PSDB), recebeu ontem, quarta-feira, 18, uma comitiva do Parlamento Europeu. Os deputados do Partido Popular Europeu vieram aprofundar o debate sobre temas de interesse recíproco, relativos ao contexto e às perspectivas das relações bilaterais (União Europeia-Brasil) e inter-regionais (União Europeia-Mercosul).

Da delegação fizeram parte os deputados Joseph Daul, presidente do Grupo do Partido Popular Europeu (PPE) da França (União por um Movimento Popular – UMP); e Paulo Rangel, vice-presidente do Grupo do PPE de Portugal (Partido Social Democrata – PSD); o secretário-geral do Grupo do PPE, Martin Kamp; e o secretário-geral-adjunto do grupo do PPE, Antoine Ripoll.

O encontro aconteceu no gabinete da 1ª Secretaria e o deputado Eduardo Gomes explicou que o Brasil se prepara para eleger seus primeiros representantes junto ao Parlamento do Mercosul (Parlasul), o que deve ocorrer em 2014, e que é grande o interesse do parlamento brasileiro em ampliar as conversações também com o parlamento europeu. Ele afirmou ainda que vai propor ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), a instalação de uma Comissão Especial com o objetivo de debater a aproximação entre os dois parlamentos.

Segundo o deputado, entre as questões prioritárias para discussão estão as mudanças climáticas e opções de matrizes energéticas renováveis. Ao final da visita, o 1º secretário Eduardo Gomes presenteou seus colegas europeus com livros de fotografias do Cerrado brasileiro.

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado