Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Cleia Gomes

Com a leitura de versos do poeta Augusto dos Anjos, o governador Siqueira Campos frisou a importância dos professores e alunos ajudarem na construção de uma sociedade e de um país melhor, durante a solenidade de inauguração do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, localizado em Palmas, na manhã desta quinta-feira, 19.

Estavam presentes na solenidade secretários de estado, vereadores, educadores, pais de alunos e o monsenhor Rui Cavalcante, que fez uma benção especial para o local e para os educadores que irão trabalhar na escola.

O secretário da Educação, Danilo de Melo Souza explicou que a escola se enquadra nas novas diretrizes curriculares do Ensino Médio, que além de transmitir os conteúdos de vestibular, irá preparar o aluno para as artes, esportes e para a iniciação profissional.

O governador Siqueira Campos falou da coragem e disse que cada um deve acreditar no seu potencial e explicou que o girassol (flor símbolo do Tocantins) representa o sonho de um povo, a prosperidade pela qual se trabalha. Parafraseando com o girassol, o governador disse “que faça a inclusão, que as crianças e jovens brinquem com alegria e que cada escola deve criar instrumentos e meios para tirar a criança da rua. Vamos construir escolas, combater as desigualdades para não termos que construir cadeias e prisões”.

Na Escola Augusto dos Anjos, a novidade é que será ministrada para os alunos, noções de gastronomia, com o estudo dos seguintes temas: como se dá a produção dos alimentos, os custos, como preparar os alimentos, noções de conservação e noções de economia doméstica e como adquirir os melhores produtos pelo melhor preço. “São conhecimentos referentes à área de trabalho e o aluno vai sair da escola sabendo como ganhar o pão com dignidade”, frisou o secretário Danilo.

Ainda há vagas

A Escola Augusto dos Anjos atenderá alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio. As aulas terão início na próxima terça-feira, dia 24.

Para a efetivação da matrícula dos alunos, os pais devem levar a Certidão de Nascimento, a Carteira de Identidade, a declaração escolar, comprovante de residência e uma foto 3x4. As matrículas estão sendo feitas na secretária da escola em horário comercial.

Entrega de notebooks

Durante a solenidade de inauguração, foram entregues notebooks aos professores Elaine Lacerda, de Matemática; Raquel Mourão Almeida, de Xadrez e Ana Lúcia Ribeiro, de Artes, que representaram todos os educadores da escola, que também receberão seus computadores.

Fonte: Secom