Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semades, Divaldo Rezende, reúne-se com 12 prefeitos de diversas cidades do Tocantins para discutir ações de combate a queimadas e incêndios florestais. A reunião acontecerá na manhã desta quinta, 19, às 10h, na sede da Semades e contará com a participação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Naturatins e Ministério Público Estadual.

Segundo Rezende, na reunião as prefeituras e o governo do Estado entrarão em acordo sobre as formas de prevenir as queimadas, por meio de práticas alternativas de desmatamento e a formação e manutenção de brigadas contra incêndios florestais. “Este encontro já faz parte de uma ação dentro do Programa de Ações contra queimadas no qual iremos empenhar todos os esforços para diminuir o número de focos de incêndios no Tocantins”, disse, enfatizando que as metas estabelecidas pelo Programa de Ações de Combate às Queimadas do Tocantins (Pacqto), firmado na tarde de ontem, 18, será o norte da conversa com os prefeitos.

Dentre as 12 prefeituras que participaram da Reunião, 10 estão entre as que listaram no ranking de municípios com maiores registros de focos de incêndio. Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Paranã, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono, Arraias, Monte do Carmo, Sandolândia e Peixe. Também estarão presentes as prefeituras de Mateiros e de Palmas. “Se depender da vontade política do governador Siqueira Campos e do interesse das prefeituras, iremos reverter esse quadro com o sucesso das ações do Pacto”, concluiu.

Fonte: Ascom Semades