Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em 2011, o Partido dos Trabalhadores comemora 31 anos de história no Brasil. No Tocantins, as primeiras comissões provisórias foram criadas em maio de 1981, sendo Porto Nacional a primeira cidade tocantinense a sediar o Partido. Por isso, o PT inicia neste sábado, 21, às 9 horas, no Colégio Florêncio Aires, em Porto Nacional, as comemorações de 30 anos do PT no Tocantins, com o tema “Tempo de resgatar histórias e consolidar conquistas”.

O evento começa às 9 horas com apresentações culturais de artistas de Porto Nacional e em seguida acontecerá a palestra “Brasil e Norte Goiano nos anos 70 e 80” com a participação do deputado federal petista Rubens Otoni (GO), um dos fundadores do PT Goiás.

Para Otoni, essa iniciativa resgata a história de pessoas anônimas que contribuíram para a trajetória do partido e é uma forma de mostrar às novas gerações como se faz uma trajetória política vitoriosa. “Esse trabalho é importante não apenas para a geração atual do PT, mas também, para as gerações futuras que estão chegando agora no partido. Essa é uma forma de compreenderem como se faz uma trajetória política”, destacou.

O presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira destaca a importância de reunir a militância para resgatar a história do Partido e festejar as conquistas. “Nossa história é marcada pela luta de muitos companheiros e companheiras. E esta comemoração dos 30 anos do PT no Tocantins é um momento histórico da vida do partido no Estado. É tempo de resgatar a história e consolidar conquistas, além de um momento para radicalizarmos a formação política entre os militantes petistas e simpatizantes”, disse. Já estão confirmadas as presenças de prefeitos, vereadores, deputados, dirigentes, militantes petistas e simpatizantes.

Caravana

Entre os meses de maio e agosto, o diretório estadual do PT realizará a Caravana dos 30 anos do PT no Tocantins, com o apoio dos diretórios municipais, quando visitará os municípios nos quais o Partido dos Trabalhadores foi criado nos anos de 1981 e 1982, começando por Porto Nacional, onde foi criada a primeira Comissão Provisória do Partido no antigo Norte Goiano. Durante as visitas, serão realizadas Jornadas de Formação Política, Plenária de Filiação e Rodas de Conversa.

Confira a programação:

Data: 21 de maio
Local: CEM Florêncio Alves, Porto Nacional
Manhã - a partir das 9 horas
• Abertura com Palestra: Brasil e Norte Goiano nos anos 70 e 80.
Convidados: Deputado Federal Rubens Otoni (PT-GO) e Neilton Araújo
Tarde - a partir das 14 horas
• Rodas de Conversas
• Plenária de Filiações

Fonte: Assessoria de imprensa PT