Cultura

Conhecido como continente materno da cultura brasileira, a África terá merecidas comemorações que iniciarão nesta sexta-feira, 20. O dia da África é celebrado no dia 25 de maio. A iniciativa é dos Agentes da Pastoral Negros do Tocantins (APN-TO), juntamente com alunos que participam do programa de intercâmbio Brasil-África.

De acordo com o coordenador da Pastoral, Vinícius Albernaz, o evento contará com uma série de eventos que tem como objetivo fortalecer o intercambio desses alunos e da cultura africana com a Sociedade Palmense. “Pois sabemos que a visão da sociedade brasileira quando se fala em África, acreditam ser um só país ou lembram da fome, da miséria, dos leões e das zebras”, disse.

Na programação das comemorações, constam competições esportivas, palestras culturais, além da tradicional festa africana, com desfiles, músicas e comidas típicas.

Albernaz informou, ainda, que a proposta do grupo, com o evento, é mostrar o que poucos conhecem; “os hábitos e costumes, cultura africana, gastronomia, e outras informações”.

Confira abaixo a programação completa

20 a 22/05 - 3ª Copa da África de Futsal - Local: no IFTO, com a participação de time de alunos africanos, alunos da UFT, e do IFTO. Abertura Solene dos Jogos as 14h com a presença da comunidade acadêmica, parlamentares e patrocinadores.
24/05 - Palestra África Identidades e Culturas e a Lei 10.639/2003 - Local: na Escola Estadual Frederico as 09h. Publico alvo: Alunos do Ensino Médio.
25/05 - I Seminário África Identidades e Culturas - Local: UFT Abertura oficial as 09h Publico alvo: Comunidade acadêmica e sociedade palmense.
28/05 - 7ª edição da FESTA DA ÁFRICA - Local: Fabrika Eventus Publico alvo: sociedade palmense e comunidade acadêmica. Abertura as 21h.
A Festa terá apresentações culturais, interpretações de musicas africanas por músicos brasileiros; voz e violão (Genésio Tocantins, Geovanna, Wellyngton Teixeira). Desfiles com Roupas Africanas, apresentações de Dj's Africanos e muita música e dança (Zouk, Kizomba, Tarrachinha, Kuduro, Guambe, Decale).
30/05 - Doação de Alimentos no Asilo XXIII em Porto