Economia

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos, recebeu nesta sexta-feira, 20, a Expedição Bandeirantes no Palácio Araguaia. Ao todo 140 produtores da região dos municípios de Lucas do Rio Verde, Sinop e Sorriso (MT), em 38 camionetes, vieram ao Tocantins na expedição.

Na oportunidade o governador destacou que o Brasil exporta alimentos e nenhum País vai competir com o Brasil. “O Tocantins está aberto e pronto para a parceria, queremos aumentar os investimentos e a nossa produção. Por isso, venham investir nas diversas áreas de potencialidades que o Estado oferece e melhorar a economia do nosso Estado, assim como vocês melhoram a do Mato Grosso”, declarou Siqueira Campos.

No encontro o governador fez um histórico sobre a escolha de Palmas como capital do Estado, informando que o local era uma área de várias fazendas e ao chegar no lugar escolhido para instalação do Palácio Araguaia, não havia nenhum produtor apenas algumas novilhas nelores. “Tenho boas lembras. Vocês chegaram no dia da fundação dessa cidade, estamos em festa e muito felizes. Queremos acolher todos como família tocantinense. Temos grandes hidrelétricas, áreas organizadas e precisamos dos investimentos de vocês”, reforçou o governador.

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, agradeceu a presença dos produtores e falou das oportunidades que o Estado oferece no setor da agropecuária, aquicultura e da potencialidade logística, com a construção da Ferrovia Norte-Sul. “Estamos trabalhando para que o Tocantins seja um grande exportador de grãos”, projetou.

Jaime Café ainda destacou que o Estado tem terras boas e relativamente baratas, disponíveis para investir com segurança, sem burocracia que impeça o desenvolvimento. “Estamos recebendo grandes produtores da região de Lucas do Rio Verde (MT), que tem a soja como carro chefe da economia e vamos apresentar as potencialidades do Estado para eles, queremos oferecer as áreas degradadas, que podem ser arredadas”, informou, ressaltando que o Governo quer reativar o projeto “Arreda Tocantins”.

Já o prefeito de Lucas do Rio Verde (MT) e presidente da Fiabril, Mariano José Franz agradeceu a receptividade, informando que a Fiabril, fomenta a agricultura e exporta grãos, afirmando que conhece o empreendedorismo do governador Siqueira Campos. “É uma satisfação representar a sustentabilidade da agricultura e ajudar o Tocantins se desenvolver ainda mais. A nossa empresa fatura R$ 1,5 milhão por ano e queremos expandir nossos investimentos, principalmente em um Estado administrado por um grande empreendedor, como o governador Siqueira Campos”, elogiou o presidente.

O presidente da Syagenta, Laércio Gianponi, também agradeceu a recepção do Tocantins dizendo que a vinda da expedição é uma experiência que pode trazer um futuro diferente de investimentos e sucesso tanto para o Estado como para os produtores. “Nosso objetivo é gerar oportunidades de investimentos e aumentar a capacidade de produzir, como também despertar o interesse nesses produtores de investirem no Tocantins”, defendeu Laércio.

Empresas

A Fiagril desde o fim do ano passado, deu os primeiros passos para estender sua rede de produtos e serviços para o setor agrícola fora de seu estado de origem, com o início do processo de instalação de uma unidade sub-regional em Gurupi e da sede regional em Porto Nacional, cuja inauguração acontece nesta sexta-feira, 20, às 19 horas. A matriz da empresa está localizada na cidade de Lucas do rio Verde (MT) e atualmente é uma das principais distribuidoras de produtos Syagenta no país.

Já a Syagenta defende o cultivo de alimentos com uso responsável de recursos naturais, com acesso a tecnologia, uso correto do solo e uso eficiente dos recursos hídricos. “É o cultivo das plantas para a vida, através das tecnologias para que elas possam expressar em termo de produção crescimento e qualidade”, explicou Laércio.

Novos caminhos

Na ocasião foi apresentado um vídeo institucional, “Novos caminhos”, enfocando as potencialidades de investimentos de diferentes áreas da economia, como agronegócio e turismo, além de destacar as obras de infraestrutura e os principais projetos em desenvolvimento.

Na sequência o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, fez uma apresentação do balanço do maior evento agropecuário do Estado, a Agrotins, enfatizando o crescimento no número de expositores e no volume de negócios firmados.

Ele também mostrou o atlas, editado em 1999, no primeiro Governo de Siqueira Campos, que traz toda a situação geográfica do Tocantins e ratificou que o manual está sendo atualizado e todos os produtores receberão posteriormente. Durante a apresentação ele ainda mostrou em números a situação geográfica do Estado, informando que o Tocantins tem uma área de 5 milhões de hectares para ser explorada.

Recepção

A Expedição Bandeirantes foi recebida na entrada do Palácio Araguaia pelo secretário Jaime Café, pelo secretário executivo Ruiter Padua e pelo secretário das Oportunidades Omar Henneman, com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar.

Antes da apresentação do vídeo institucional, no auditório do Palácio, os convidados assistiram a apresentação do Coral do Colégio da Polícia Militar de Palmas.

Segundo Laércio, a Expedição visita o Tocantins pela primeira vez. Outros estados, como o Rio Grande Sul, por exemplo, foram visitados com o objetivo de divulgar as tecnologias da Syagenta.

O produtor de soja do município de Sorriso Moacir Picinin disse que primeiro seu interesse é conhecer a região para analisar a possibilidade de investimentos futuros. No Mato Grosso ele cultiva soja em área de 1.600 hectares.

Fonte: Secom