Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Nesta quarta-feira, 25, a cidade de Colinas do Tocantins será a representante do Tocantins no Dia do Desafio. O objetivo do evento é estimular o maior número de pessoas a realizar pelo menos 15 minutos de atividades físicas. Para vencer a concorrente, durante o dia estão programadas ações por toda a cidade. O evento é promovido pela Prefeitura de Colinas e conta com o apoio do Sesc, Secretaria de Estado da Juventude e dos Esportes, Acicolinas, TV Colinas e Rádio Líder FM.

Movimentar-se durante 15 minutos, este será o desafio dos colinenses no dia 25, Dia do Desafio. Para isso a Prefeitura de Colinas do Tocantins e o Sesc mobilizaram as escolas públicas, conveniadas e particulares, faculdade, órgãos públicos, comércio, enfim, toda a cidade para participar do evento que começará a partir das 8h e termina às 21h com uma grande festa no palco montado no centro da cidade. Além de apresentações irão acontecer sorteios de bicicletas e de uma moto zero quilômetro para quem participar do Dia do Desafio.

Além de incentivar a prática de exercícios físicos, o Dia do Desafio será um momento de conscientização e orientação à sociedade. A Prefeitura de Colinas do Tocantins juntamente com o SESC iniciaram na cidade uma campanha em prol ao combate a violência e exploração sexual. A comunidade está sendo incentivada a colocar balões brancos em suas residências e comércios, bem como, usar uma peça de roupa branca no dia 25.

Entre as ações que foram desenvolvidas está a 1ª Maratona de Combate a Violência e Exploração Sexual Infantil com os alunos da rede de ensino, com início às 17 horas.

Colinas do Tocantins

Com uma localização privilegiada, Colinas do Tocantins está no meio do Brasil. A população de Colinas é de 30.666 habitantes, conforme dados do IBGE. Sua área é de 843,84 km².

No entorno de Colinas, em uma extensão de 100 quilômetros, há 17 cidades, com aproximadamente 240 mil habitantes.

Valdez

É um município da Venezuela localizado no Estado de Sucre. Segundo o censo realizado em outubro de 2001, a população é de 33.621 habitantes. O município compreende uma área da 237 km².

Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.

O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Programação

Dia 24/05 – Terça-feira

Palco Central

20h - Inicio das atividades

- Castelinho da gaita

- Recital de poesia

- Concurso dos grupos de dança (jingle Dia do Desafio)

- Teatro - As Aventuras do Lobo Mau (SESC)

- A Árvore Social

- Muvuca (Teatro Circence)

- Lucivaldo e Geruzia

- Neirton e Danilo

23h59 - Contagem regressiva

0h - Queima de fogos

0h01 - Atividade física

Dia 25/05 – Quarta-feira

8h às 18h – Atividades em vários pontos da cidade

17h - Passeio ciclístico

- Atividades de esportes e artes marciais na avenida

18h30 - Chegada do passeio ciclístico e sorteio de duas bicicletas

19h - Apresentações Artísticas

- Coreografia chamego da roça

- Dança urbana

- Dança contemporânea

- Banda Zerigbamba

21h - Sorteio das bicicletas e de uma Moto 0 Km

22h - Encerramento

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Colinas