Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Secretaria Estadual da Segurança, Justiça e Cidadania é parceira do 1º Seminário África Identidade e Cultura, que será realizado na próxima quarta-feira, 25, no auditório do Bloco III, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. O evento comemora o dia do continente africano, celebrado em 25 de maio.

Em Addis Abeba ,Etiópia, no dia 25 de Maio de 1963, por iniciativa do imperador etíope, Haile Seiassie, e por meio da assinatura de sua Constituição por representantes de 32 governos de países africanos independentes, foi criada a Organização da Unidade Africana – OUA. Por essa razão, esse dia é considerado feriado continental.

O dia foi escolhido com propósitos de promover a unidade e a solidariedade entre os países africanos; coordenar e intensificar a cooperação entre os estados africanos no sentido de atingir uma vida melhor para os povos africanos; defender a soberania, integridade territorial e a importância dos estados africanos; erradicar todas as formas de colonialismo da África; promover a cooperação internacional respeitando a carta das nações unidas e a declaração universal dos direitos humanos; coordenar e harmonizar as políticas dos estados membros nas ofertas política, diplomática, econômica, cultural, da saúde, bem estar, ciência, técnica e de defesa.

Em alusão ao Dia da África, foi realizada, nos dias 21 e 22 de maio, a 3ª Copa da África de Futsal no IFTO, em Palmas, com a participação do time de alunos africanos, alunos da UFT e do IFTO.

Na próxima terça-feira, 24, a partir das 9 horas, acontecerá a palestra com o tema África Identidades e Culturas e a Lei 10.639-2003 para os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Frederico, em Palmas.

Na quarta-feira, 25, o 1º Seminário África Identidades e Culturas terá abertura oficial a partir das 09 horas. O evento será destinado a toda a Comunidade acadêmica, bem como à sociedade palmense.

No dia 28, sábado, será a vez da 7ª edição da Festa da África, às 21 horas, na Fabrika Eventus. Na oportunidade, haverá apresentações culturais, interpretações de músicas africanas, na voz e violão de músicos brasileiros, Genésio Tocantins, Geovanna, Wellyngton Teixeira, desfiles com roupas africanas, apresentações de Djs Africanos, e muita dança, Zouk, Kizomba, Tarrachinha, Kuduro, Guambe, Decale.

Todos os alimentos arrecadados nos eventos serão doados para o Asilo João XXIII, localizado em Porto Nacional, no dia 30 deste mês.